Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Recuperação pós- parto, cuidados de higiene da mãe



Hoje já faz 21 dias que o Pedro nasceu e estamos indo bem!

É claro que muitas dificuldades surgiram como a falta de sono reparador e o aleitamento materno que requer muita dedicação para dar certo. Mas, em geral, tudo vai ficando melhor a cada dia.
Neste primeiro mês temos a tendência de só nos preocuparmos com o bem estar do pequenino, mas não podemos esquecer-nos de nos cuidar, afinal somos a sua fonte de alimento e se não estivermos bem ele também não poderá ficar.

Passamos por um parto, normal ou cesariana, é um procedimento que pede alguns cuidados pós. Se o parto foi normal, em geral, mesmo que não tenha sido feito a episiotomia (aquele corte na vagina para ampliar o espaço de passagem do bebê), a mulher acaba recebendo alguns pontos, ou ao menos fica com a região sensível e é preciso cuidar da limpeza com água e sabão a cada banho e ida ao banheiro para não infeccionar. Até porque ficamos com a loquiação (o sangramento pós- parto) por aproximadamente um mês, o que nos faz ficar longo período usando absorventes. Os absorventes acabam deixando a região abafada...mais um motivo para cuidados redobrados com a higiene local. Sempre me perguntam se é permitido uso de absorventes internos nessa fase – a resposta é sim, mas sempre se lembrando do tempo máximo de uso de 4 horas de cada unidade.

Se o parto foi cesárea os cuidados com o corte não mudam, é necessário apenas lavagem com água e sabão em casa. A depender dos fios de sutura utilizados pelo obstetra, nem é preciso tirar os pontos. É normal sair um pouco de secreção pela cicatriz, mas se a região apresentar vermelhidão, aumento da dor, saída de pus é preciso procurar o médico...a cicatriz pode ter infeccionado.

As mamas também requerem cuidados de higiene, mas nada de especial, água e sabão durante o banho são suficientes. Não é preciso lavar as mamas a cada mamada.

Esses são os cuidados básicos, cada médico poderá adicionar outros cuidados a depender do caso.

E não esqueça que além do retorno com o pediatra, a mãe também deve voltar ao consultório da obstetra. O tempo depende de cada médico. Eu costumo pedir um retorno em uma semana para ver a cicatriz e a recuperação em geral e depois com aproximadamente 40 dias do parto, nessa ocasião aproveito para discutir um método anticoncepcional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário