Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 22 de março de 2011

Acalmando o bebê - a missão!

Quem tem, ou já teve um bebê em casa sabe que o quanto é difícil acalmá-los quando desatam a chorar. Sem contar o desespero que nos causa não saber do que precisam. Nessa hora tentamos de tudo, dar de mamar, trocar a fralda, tirar a roupa, colocar mais roupas...e por vezes, nada adianta.
O Pedro é um bebê que chora bastante, principalmente no fim da tarde e começo da noite. Depois de tentar tudo e ter orientação do pediatra que está bem, ganhando peso, sem qualquer outro sinal de doença começamos a tentar alternativas. Na verdade, fomos estudar e descobrimos que medicações não têm muito efeito para as chamadas cólicas, mas que acupuntura parece trazer benefícios, de acordo com estudos científicos.
Eu já sou adepta à acupuntura há bastante tempo, já vi bons resultado sendo paciente e também em pacientes que indiquei para tratamento conjunto de doenças como cólicas, TPM, infertilidade, miomas, endometriose, etc. Então resolvemos levar o Pedro para sua primeira sessão.
Confesso que estava morrendo de medo dele chorar muito, medo de estar exagerando levando o menino para levar agulhadas com menos de 2 meses de vida. Fui a clínica do meu amigo e médico acupunturista, Dr Henrique Sidi e ele aplicou 3 agulhinhas e realizou um pouco de moxa (um tipo de incenso que eles aproximam da pele para esquentar os pontos que querem estimular)nas costas. O bebê ficou super bonzinho, quase não reclamou das picadas e depois disso vem dormindo bem melhor. Ainda chora todas as noites, mas nunca mais do que uma hora seguida.
Também para ajudar na campanha “como acalmar o Pedro”, ganhamos de um casal de amigos especiais, a Débora e o Erico, um curso de Shantala – aquela massagem indiana para bebês –a Denise Gurgel, fisioterapeuta, especializada nessa técnica, veio a minha casa e gentilmente nos deu uma aula teórica e prática. Foi excelente, o Pedro ficou super bonzinho e pareceu gostar. Mas também quem não gosta de receber carinho? Agora tenho praticado sempre que ele fica calmo e acordado, já que a massagem não é indicada quando o bebê está chorando, nem dormindo. Ao final da massagem, um banho quem quentinho só para tirar o excesso de óleo. Ele fica super relaxado e dorme um soninho.
 Ele está ficando mais calminho a cada dia, na verdade, como disse em um comentário no blog a Tati do Mulher e Mãe, vamos nos descobrindo e parece que vamos entendendo um pouco mais do que eles querem quando choram. Talvez até a entrada dele na faculdade eu já entenda o  Pedro totalmente...hehehe...doce ilusão!
  

8 comentários:

  1. Oi Babi! É a Re, do Arqui... fiquei mto interessada na sua clínica.... e como perdi contato com a obstetra que me atendeu no parto do Gabriel. Achei interessante conversar com vc... Por enquanto estou sem plano de saúde, e meio sem saber o que fazer... Na sua clínica quais planos são aceitam? E caso tenha que pagar particular, qual o valor da consulta? E quais hospitais vc. faria o parto? QQ coisa me escreva : renata.gsola@gmail.com ou me ligue (6248-5829). beijos. Re

    ResponderExcluir
  2. Olá Rê, seria um prazer fazer seu pré-natal.

    A clínica atende Itaú e Cabesp, mas vou te escrever com detalhes sobre convênios e pacotes particulares.

    Quanto aos hospitais, sou credenciada nas principais maternidades de São Paulo: São Luiz, Pro Matre, Santa Joana, Santa Catarina e em processo de credenciamento no Einstein.

    Independente de fazer o pré-natal comigo, fico à disposição para alguma dúvida que tiver!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbara,
    Achei uma novidade acunpuntura para cólicas, sinceramente não conhecia, mas bom saber... se alguma amiga minha tiver entrando em desespero vou recomendar!!!
    Grande dica...

    Mas entender nossos filhos, vixi... acho que isso vai ser sempre um mistério!!!!

    Beijos

    @karinpetermann
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  4. olá!
    Nunca tentei acupuntura nos meus filhos (tenho 2), mas sempre usei a infalível tecnica do Dr Harvey Karp, em seu livro (e também versão DVD) O Bebê mais FEliz do Pedaço. Ele ensina a embrulhar o bebê, colocá-lo de lado, balança-lo suavemente, fazer um sh em seu ouvido e, se for o caso, oferecer algo pra chupar (chupeta, dedo, o antebraço). Tiro e queda. Na minha casa, não tem chororô! E nada de cólicas! A minha segunda filha era um anjo por conta dessa técnica. Dá uma olhada. Bem mais barato que sessões de acupuntura...

    ResponderExcluir
  5. Olá Mari, essas técnicas são ótimas mesmo. Também utilizamos aqui em casa, e incluo o uso do secador de cabelos, que dizem que o som é parecido com o som intra-uterino e acalma o bebê. Tem dado super certo. Sempre tomando cuidado de deixar a pelo menos uns 40 cm do bebê.
    Acho que quantas mais possibilidades tivermos melhor, cada bebê é diferente e nem sempre o que funciona para um funciona para outro, né?
    Obrigada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara, tudo bom?

    Fico feliz que a Shantala esteja contribuindo para uma soneca mais gostosa do Pedro!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Denise!
    Estamos ótimos, hoje mesmo estávamos praticando!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica, a Lavínia também chor bastante nos mesmos horários que o Pedro e talvez a acupuntura seja uma boa alternativa, vou conversar com o pediatra a respeito disso.

    ResponderExcluir