Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 19 de julho de 2011

Preparando o terreno para a gravidez

Olá pessoal,


Aproveitando mais uma folga do Pedrinho,  que hoje acordou às 5:30 animadíssimo para brincar e agora dormiu.Na verdade, minha querida "hair stylist" (tô chique, né?) Vivi veio aqui hoje, aproveitando que estou nos últimas terças de licença maternidade do Hospital onde faço plantões. Então estou com uma touca na cabeça e escrevendo um pouco.


Vamos lá, mais duas perguntas...Estou tentando, na medida do possível, juntar temas relacionados, mas talvez os temas se repitam, porque são muitas perguntas e não consigo separar todas de uma vez só, ok?


Vou tentar responder as mais antigas primeiro...




"Olá Dra Bárbara , sou de Belém do Pará, e se possível gostaria de esclarecer uma dúvida, desde o dia 2 de fevereiro agora, estou tentando engravidar é a primeira vez que tento, eu gostaria de saber a partir de que momento eu posso saber se estou gravida ou não,e também gostaria de saber enquanto não tenho certeza se devo tomar algum cuidado? quais? ou ainda não. Desde já agradeço. Um abraço"


"Olá, tenho SOP, estou fazendo tratamento pra engravidar com indux, tomo do 3º ao 7º dia do ciclo, só que minha monstra é irregular, e qdo vem começa com um sangue tipo borra de café, uma cor escura, e gostaria de saber se o 1º dia do ciclo é esse ou é qdo vem sangue normal?"




Eu sempre digo que o pré-natal deve começar antes mesmo da gravidez confirmada. São vários os cuidados que devemos tomar para nos preparar para a gravidez. 


Então, 3 a 6 meses antes de parar o método anticoncepcional é recomendável que procure sua ginecologista e futura obstetra para uma consulta, levando sua carteirinha de vacinação e receitas de medicações que eventualmente faça uso.


Nessa consulta a médica irá checar seu histórico vacinal e indicar quais vacinas deve tomar antes da gravidez. 
Escrevi sobre esse tema alguns dias atrás, quem não leu, vale a pena dar uma olhada! Também escrevi para o Portal Minha Vida de maneira ainda mais completa na minha coluna de lá.


Além disso, é preciso checar o nosso peso. Não se deve entrar na gravidez nem muito magra e nem muito acima do peso. Então durante a consulta calculamos o IMC - índice de massa corpórea, através do peso em comparação com a altura. Se a pessoa estiver fora do ideal, podemos recomendar uma reeducação alimentar. Isso irá ajudar na prevenção de inúmeras complicações como diabetes gestacional, pressão alta ou mesmo baixo peso do bebê ao nascer, entre tantas outras. Eu mesmo estava com IMC de 18, o que é um pouco abaixo do ideal, então fiz uma dieta orientada e mais caprichada para não prejudicar o Pedrinho.


Feito isso, não podemos esquecer do famoso ácido fólico. É preciso começar a tomar  2 a 3 meses antes do início das tentativas. Ele ajuda a prevenir malformações do sistema nervoso do bebê. E deve ser começado antes, porque quando descobrimos que estamos grávidas o bebê já está se formando há um mês e já pode ter tido problemas.


Também acho importante já começar a evitar bebidas alcóolicas e o cigarro quando parar o anticoncepcional e qualquer tipo de drogas, é claro. Se faz uso de alguma medicação é preciso que sua médica saiba para ver se deve continuar, parar ou trocar.


Tomados todos esses cuidados, é só se divertir nas tentativas!!


E quando fazer o teste??


O primeiro dia da menstruação, quando dá o primeiro sinal de sangue(mesmo se for só uma borrinha de café) na calcinha, é o primeiro dia do ciclo. Consideramos atraso menstrual, se a menstruação não vem depois de 28-30 dias dessa data. Claro que isso varia de acordo com o ciclo de cada mulher, tem mulheres que tem ciclos mais curtos ou mais longos, mas em médio depois de 3- 4 dias de atraso já é possível fazer o exame de sangue e ter certeza. Eu esperei 5 dias de atraso, assim não iriam restar dúvidas.  




Por enquanto é isso, espero ter ajudado!


E boa sorte!!!


16 comentários:

  1. Sempre vejo que a gravidez deve ser de 12 meses! COm os 3 primeiros só de cuidados com nosso corpo para prepará-lo para a chegada do bebê.

    Fiz isso nas minhas 2 primeiras gestações e já estou preparadíssima para a 3ª.

    A gravidez já requer cuidados, então devemos mesmo nos cuidar ao máximo para que possamos aproveitar toda a gravidez sem problemas.

    Bjos

    Elaina #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, um ótimo post explicativo, parabéns!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Elaina, é isso mesmo!
    Boa sorte nessa terceira aventura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra. Barbara, gostaria de fazer uma pergunta, estou tentando engravidar desde Setembro/2010. Descobri em Dezembro/2010 que estava com cistos e que seria um pouco mais complicado de engravidar, por isso minha GO passou um indutor, Clomid, fiz 4 ciclos e até agora nada, nesse mês de Agosto não tomei indutor e ontem dia 10 veio a minha menstruação normal. Todo mês é uma frustração pra mim. Agora vou fazer um exame de nome esquisito e comprido nas trompas e meu esposo vai fazer um espermograma, fico com medo de ser algo grave, pois nos meus exames deram tudo normal e ovulo normalmente também. Dra. gostaria da sua opinião. Obrigada e boa noite.

    ResponderExcluir
  5. Prezada leitora, entendo como essa espera é cruel e a ansiedade se torna nossa maior inimiga. O mais importante é tentar manter a calma e seguir as orientações da sua médica.Hoje existem muitas opções de tratamento para os mais diversos problemas dentro do campo da fertilidade. Não é possível fornecer qualquer parecer sem conhecê-la e avaliá-la em consulta médica. Fico à disposição caso queira se consultar comigo para uma segunda opinião. Uma abraço. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. olá dr Barbara gostaria de fazer uma pergunta estou tentando a engravidar há 7anos fiz tratamento 6 meses não adiantou de nada tenho problema de micro-policistico nos dois ovario a medica me passou esse remedio selene não adiantou meu marido fez o exame de espermograma esta tudo bem com ele eu passo em um posto de saúde então e daquele jeito porque não tenho condições de pagar um convenio . esse remedio ajuda a engravidar cicloprimogina me ajuda dr Barbara a realizar meu sonho em realidade bjos obrigado tenha uma otima semana............

    ResponderExcluir
  7. Prezada leitora,

    Não é possível fornecer qualquer tipo de parecer médico sem uma avaliação em consulta médica.

    A minha sugestão para o seu caso é que procure o ginecologista do posto de saúde perto da sua casa e converse com ele, explique sua situação.

    Caso ele já tenha esgotado os recursos para cuidar do seu caso no posto, ele poderá encaminhá-la para um serviço de infertilidade do hospital de referência da sua região.

    Espero ter colaborado.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Dra Barbara!

    É o meu começo... Parei com o anticoncepcional em 15/03/12 e entrei com o "Materfolic"em 31/03/12. Estou de convênio novo (Unimed) e descobri seu blog hoje! Queria tanto que fosse minha gineco-obstetra! Será que dá? Estou na Vila Mariana - São Paulo. Tão pertinho da clínica...

    Estou anciosa!

    Abs,

    Viviane Garcia
    9391-5151
    v2caetano@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, será um prazer acompanhar você. Mas não atendo convênios. Pedirei para minha secretária, Fernanda, para escrever para você com informações sobre os atendimentos, ok?
      Grande abraço

      E obrigada pelo contato

      Excluir
  9. Drª Boa tarde.

    Estou iniciando o uso de Provera e Serophene. Quanto ao Provera tenho que tomar 10 dias parar 20 e iniciar novamente (esse remédio o médico me indicou para regular a minha menstruação), no dia seguinte ao término do remédio já veio a borra marron, (é normal esse remédio fazer isso? Após o uso já iniciar o ciclo?)
    E outra dúvida, para que eu possa iniciar o serophene, eu conto a partir da borra ou a partir do sangue contínuo?

    Agradeço esclarecer as nossas dúvidas!!

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas faço tratamento com induz estou no 2 ciclo minha veio dia treze só que agora dia 28 veio uma sangue e parou bem Vermelhinho depois tipo borra de café e logo em seguida amarelado o que pode ser

    ResponderExcluir
  11. Fiz a histeroscipia tinha sinequia. Gostaria de saber tempo para ter relações, e tempo que devo aguardar para engravidar, médico me disse 3 meses, qual o risco se eu engravidar antes, ou de ter relações antes do prazo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      Siga a orientação do seu médico. Pode haver mais chances de aborto.


      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir
  12. Olá Drª boa tarde, por favor me esclareça uma questão que está me deixando muito preocupada, meu GO me prescreveu o cicloprimogyna por 3 meses para regular a os hormônios, passado os três meses precreveu-me também clomid, porém o clomid ele ja havia me prescrito no inicio do ano, engravidei no 3º ciclo com clomid no primeiro tratamento.
    Mas tive um aborto espontaneo na sexta semana, dessa vez meus cuidados estão estão redobrados só que estou com medo de fazer o uso do clomid outra vez até pq eu ganhei 4 kgs depois do primeiro tratamento, dessa vez estou tomando também acido fólico o que eu não tomei da outra vez porque achei que fossem muitos medicamentos, mas o que mais me assusta é o receio de que eu tenha outro aborto. minha menstruação deve vir amanhã, será que volto a tomar clomid? Ou experimento esse ciclo sem indutor?

    ResponderExcluir
  13. Prezada Dra. Barbara, boa tarde!
    Tem 4 meses que parei de tomar anticoncepcionla, porém sempre vem um corrimento marrom uns 4 dias antes do sangue vivo descer de fato, isso sempre ocorreu quando tomava remédio e depois que parei de tomar, não é todo mês, mas é bem frequente que isso ocorre, gostaria de saber se conto o primeiro dia da menstruação no dia que desce esse corrimento marrom que persiste por + ou - uns 4 a 6 dias, ou se conto a partir da data do sangue vivo. Obrigada. Patrícia

    ResponderExcluir