Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gatos e bebês

Pessoal, 


Ainda lembram de mim??Heheh


Mais de um mês sem escrever!!Mil desculpas! Estou morrendo de saudades do blog, penso todo dia, mil idéias de posts, mas quando vejo o dia já acabou e estou exausta para escrever com a dedicação que gostaria.


Estou numa correria só, muito trabalho...o que está ótimo! Também retomando várias atividades que foram ficando paradas ao longo da gestação e por conta de tudo que aconteceu este ano, incluindo mortes na família e a crise da doença celíaca que me tirou um pouco de cena, mas já estou de volta e cheia de energia!


Projeto da pós quase pronto, Yôga- Método De Rose, corridas e curtindo o Pedrinho em cada segundo que me resta, mantendo o aleitamento materno - orgulhosa por isso! Ele está uma delícia, engatinhando para todos os lados atrás da Edwiges (sem raça definida - adotada pela entidade Balaio de gatos- que faz um trabalho incrível) e do Faísca (persa preto que veio com o marido - na verdade sou sua madrasta), nossos gatinhos de estimação.








 Aproveitando a deixa dos felinos, vou falar um pouco sobre toxoplasmose.



A toxoplasmose é uma doença parasitária que normalmente não causa sintomas. No entanto, a toxoplasmose pode afetar o feto, se a mulher é infectada durante a gravidez. Pode causar malformações e até mesmo aborto. 

As mulheres grávidas devem evitar comer carne mal passada e crua, que pode ser uma fonte deste parasita. Gatos de casa também podem levar a toxoplasmose em suas fezes, se estiverem contaminados. Na dúvida,quem tem gatinhos, deve ter alguém para cuidar da caixa de areia ou usar luvas e depois lavar as mãos cuidadosamente. Também é importante usar luvas quando fizer jardinagem e lavar as mãos depois de trabalhar no quintal uma vez que o solo pode ser contaminado por fezes de gato doentes. E outra lugar comum de contaminação são os bancos de areias de parquinhos...melhor evitá-los durante a gestação!

Isso se a grávida não for imune a doença, para descobrir, um simples exame de sangue que é realizado antes mesmo da mulher engravidar ou logo na primeira consulta do pré-natal.



No mais, o nosso veterinário orientou que evitássemos que os gatos entrassem no quarto do Pedro para evitar alergias e outros problemas respiratórios. Agora, com 9 meses, eles ainda estão proibidos de entrar no quartinho dele, mas brincam juntos o dia todo no resto da casa. Mas claro, sempre sob supervisão de um adulto. As brincadeiras preferidas são com as bolinhas e fitinhas de cetim, não sei quem se diverte mais!


Abraços e até logo!



5 comentários:

  1. Ah que legal conhecer o teu cantinho! Interessante.
    O assunto sobre a toxoplasmose me deixou atenta na gravidez, mesmo sem animais de estimaçao em casa. A gente fica de antena ligada né?
    Informação é sempre bem vinda.

    Abraço!
    #amigacomenta
    http://amorfraldasemamadeiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, ótimo post! Principalmente nesse assunto, tão controverso e muitas vezes tão mal divulgado. Parabéns!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Querida Dra., por isso sou sua fã! Ser humano incrivel, que cuida do outro por amor e vocação (e que esse 'outro' também possa ser um animalzinho, ser também de Deus).

    Qdo engravidei escutei mtos absurdos sobre meus dois gatinhos (também adotados - Chicão e Raj). Coisas do tipo "joga na rua", "sacrifica", "vc é louca de manter esses gatos em casa? Quer matar seu bebê?"

    Com cuidado, amor e conhecimento, deixaremos nossos bebês saudáveis, ensinando também a importância do amor ao próximo e o respeito aos animais.

    bjsss
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Ju, obrigada!!! Infelizmente ainda há muito preconceito em relação aos nossos queridos amigos felinos, né? Quem não convive com gatinhos não sabe a diversão que é!!Grande abraço!

    ResponderExcluir