Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 16 de junho de 2012

Drogas e gravidez

Oi pessoal,

Estou aqui na sala de espera da aula de natação do pequeno, porque hoje é dia do papai entrar na água com ele, e então resolvi aproveitar para escrever sobre uma situação, infelizmente, mais comum do que gostaríamos...Drogas durante a gestação.

Ontem estava em uma das maternidades em que trabalho e havia uma gestante prestes a dar a luz, já mãe de outra criança, usuária de cocaína diariamente e fumante de 1 maço ao dia.

Eu estava acompanhando alguns alunos de medicina e depois de cuidarmos da paciente um deles veio até mim e disse:

"Professora, tem horas que precisamos ter muita força interior para manter a ética, né?"

Ele se referia ao fato de como é difícil ser imparcial e não julgar as pessoas pelos seus atos, nesse caso, não sair simplesmente culpando a mãe pelo mal que ela possivelmente está fazendo aquele bebê que ainda nem tinha nascido e ao outro que ela já tem em casa, por ser usuária de drogas. Bebês de mães usuárias de cocaína e fumantes, em geral, tem dificuldade de ganhar peso na barriga entre tantas outras complicações que podem apresentar.

Então abrimos uma ótima discussão sobre isso, disse que como profissionais de saúde, nosso papel  não é julgar e sim buscar entender a situação social de nossas pacientes para, junto com equipe multiprofissional (psicológos, assistentes sociais, etc) dar assistência a essa mulher, que com certeza tem uma história e provavelmente não deve ser nenhum conto de fadas.

Como obstetra meu papel não é apenas realizar um pré-ntal ou parto, mas é cuidar dessa mãe e desse bebê durante todo o período que eu tiver oportunidade, seja 9 meses ou apenas algumas horas, como nesse caso.

Infelizmente muitas mulheres estão dependentes de todo tipo de drogas hoje e engravidam como todas as outras, nas piores situações possíveis, muitas sofrem violência de toda natureza.

Essas mulheres merecem nossa atenção, apoio, cuidado, conforto e a melhor assistência médica que pudermos oferecer. Se consigo fazer com  que ela "só hoje" não use drogas, já é uma vitória, porque amanhã já é outro dia...e com certeza haverá mais trabalho a ser feito.

Bom fim de semana a todos


Nenhum comentário:

Postar um comentário