Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Por um futuro melhor

Sempre ouço as pessoas dizendo que querem um mundo melhor para seus filhos. Quem não quer? Mas o que cada um de nós está fazendo por isso, afinal?

Educação é e sempre será a palavra chave para essa questão, em minha opinião. Educação em todos os sentidos, educação dos livros, da escola, mas também aquela dita de "berço"e essa deve começar aí mesmo, no berço!

Eu e o Fábio buscamos desde que o Pedro era um bebezinho - agora ele é um bebezão- introduzir alguns conceitos nos quais acreditamos com atitudes simples, por meio de brincadeiras. Hoje, com 1 ano e 5 meses ele já entende algumas coisas, outras faz apenas porque é divertido. Não importa! Estamos tentando formar um cidadão a cada dia, devargarzinho.

JOGAR LIXO NO LIXO

 Sempre que estamos caminhando na rua e produzimos algum lixo, falamos "isso é caca e devemos jogar na caca (lata de lixo)", daí desde que ele ainda era de colo, íamos até a lata, jogávamos e terminávamos com uma salva de palmas. Hoje ele não pode ver um lixo no chão, de qualquer pessoa, pega e fala " caca" e sai em busca de um cesto. Fica segurando aquele lixinho até achar onde jogar para ver a farra da salva de palmas. As pessoas ao redor devem achar que somos pirados por bater palmas em frente as latas de lixo da rua!

ATRAVESSAR A RUA NA FAIXA DE PEDESTRES

Sempre que possível passeamos com ele no carrinho, agora, muitas vezes a pé mesmo, para evitar usar carro. E andamos mais, se for necessário, para achar uma faixa de pedestres. E ele logo diz: " vede" - leia-se verde, por conta dos faróis de pedestres. Pena que isso ainda é artigo de luxo nas esquinas de São Paulo.

CUIDAR E RESPEITAR PLANTAS E ANIMAIS

 Todos os dias quando me vê à tarde, ele já pega o regador dele e faz um barulhinho de água querendo dizer: hora de regar as plantas. Por enquanto, imagino que ele gosta porque é a oportunidade do dia de brincar com água, mas mesmo assim, regamos as plantas da varanda e falo da importância de cuidar delas. Também recolhemos as folhinhas secas dos vasos, daí ele fica jogando-as para cima na maior alegria e brincamos de "chuvinha de folha seca"!!Adoro!!
Quanto aos animais temos gatos em casa, na minha mãe tem dois cachorros e sempre deixo que conviva com qualquer animal que apareça. Quero que ele aprenda a gostar, cuidar sem machucá-los. Às vezes, ele aponta para o rabo da nossa gatinha e diz: "abo, não" - do tipo: no rabo não posso pegar.  hehehe

PALAVRINHAS MÁGICAS

O Pedro já fala um monte de coisas. Mas ainda é aquela fase que só os pais, avós entendem o que diz. Mas mesmo assim, desde sempre ensinamos a dizer por favor, obrigado, desculpa, oi, tchau. E aí sai: avô - para por favor; gado - para obrigado e tantas outras pérolas!

E assim vamos, tentando fazer o nosso melhor buscando que ele seja membro ativo da construção de um mundo melhor.


Se vai dar certo ou se estamos no caminho correto? Não faço a menor idéia!! Mas o importante é tentar fazer nossa parte da melhor maneira possível, sempre!Aprendendo a cada dia com bons exemplos que vemos por aí, porque o mundo está CHEIO  de gente bacana, querendo fazer o bem!

Bom final de semana!!



7 comentários:

  1. Eu acredito que o grande segredo é criarmos crianças atenciosas para termos um futuro melhor. E isso é no dia a dia, e desde pequeno. Não adianta achar que o filho vai ser assim ou assado porque viu na rua ou na escola. Ele vai ser o reflexo do que vir em casa...
    beijos

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. que lindo esse post....amei ...bjus #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Barbara.
    A parte de respeitar a natureza/animais qdo são pequeninos é difícil. Eles puxam, batem e fazem coisinhas nada delicadas rs. Mas, o conceito eles pegam e guardam. O que é bem importante. Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. OI Barbara,
    extamente isso. Educação é fundamental E é necessário dar o exemplo, né?
    Adorei o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer o teu blog...a criança costuma imitar,a minha filha começou pedindo difavo(por favor)quando queria algo,mas sempre que pedimos algo p/ ela tbm pedimos por favor,ela agradece,tudo eles aprendem com os pais,os bons e maus hábitos.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Aqui também fazemos muito isso e as aulas de evangelização que hoje ela frequenta só reforçam esses conceitos!
    #amigacomenta
    Bjs
    Bárbara

    ResponderExcluir
  7. Meninas, obrigada pelos posts, adorei!Pois é, acredito também que meu filho é uma oportunidade para que eu me torne uma pessoa melhor. Já que na medida que quero ensinar-lhe o melhor, me esforço para ser antes.E isso é incrível, né?bjs a todas

    ResponderExcluir