Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 12 de março de 2013

Candídiase - "coça coça que coça"

Pessoal,

Quem tem filho pequeno provavelmente já ouviu o Júlio do Cocoricó usar essa frase em um dos episódios da série sobre piolhos... "Coça coça que coça!" e é com o mesmo desespero que as mulheres com candidíase, em geral, chegam ao consultório.  Só quem já teve um episódio de candidíase sabe o quão desagradável é.

Cá estou eu na escolinha do Pedro, passando mais uma tarde escondida na salinha de vidro, no processo de adaptação. E como ele está mais solto hoje, aproveito para escrever sobre um assunto que nos meses de verão aflige tantas mulheres. E até mais as gestantes, que ficam com a resistência frágil e, portanto mais susceptíveis a infecções.

Muitas vezes, se torna tão recorrente na mulher, que traz além da coceira e outros sintomas físicos desagradáveis, também um problema social, prejudicando a qualidade de vida da paciente, podendo até afetar seus relacionamentos amorosos.

Então, faz parte do tratamento primeiramente orientar muito bem a paciente sobre o que é o problema, o que causa e quais as consequências. Tranquilizá-la acredito ser uma das partes mais importantes, muitas chegam já tendo realizado infinitos tratamentos, estão cansadas de não ver resultados.

Não há milagre, mas quando a mulher entende o processo de tratamento, o tempo que isso pode demorar, as causas e consequências dessa doença, fica mais fácil conseguir que ela siga as orientações e faça as mudanças de hábito necessárias. Além de usar as medicações prescritas, que em alguns casos podem ser passadas por até 6 meses consecutivos.

Quanto ao Pedro? Meu bebê está crescendo, correndo pela escola, fazendo amigos, criando seus próprios vínculos. A mim cabe apenas observar, orientar e amar... 
amar muito sempre.

Abraços




Nenhum comentário:

Postar um comentário