Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA DA MULHER




Feliz dia da mulher


Olá pessoal,

Essas duas últimas semanas valeram meu "parabéns" pelo nosso dia de hoje. Pedrinho ficou doente - exantema súbito (febre alta 5 dias e depois dois dias todo 'pipocado'), então não pude trabalhar semana passada. Essa semana ele começou a adaptação na escolinha, estou me virando em mil para dar conta de tudo - como todas nós fazemos diariamente, diga-se de passagem, mas me saindo bem- também como todas nós, certo?
 Muito graças a compreensão e colaboração de colegas, amigos, avós, marido....

Mas hoje passei para desejar a todas nós, um feliz dia, que seja especial! Aproveitando para quem não sabe ou quem quer relembrar, resolvi lembrar um pouco da história dessa data:

O dia internacional da mulher é uma data super importante, quando foi criada em 1910 e oficializada pela ONU em 1975, o objetivo não era apenas comemorar. Na maior parte do mundo são realizadas conferências, debates e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade de hoje. Tudo para diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher em todos os âmbitos. Mesmo com todo ganho que conquistamos até hoje, nós ainda sofremos, em muitos locais, com salários mais baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito já se conquistou, mas ainda há um longo caminho e a luta é diária.

No campo da saúde, os direitos da mulher cresceram, no Brasil adquirimos o direito a licença maternidade de 6 meses, por exemplo, que ainda é facultativa. Mas já é uma grande vitória.

Nesta data, precisamos lembrar-nos dos cuidados de rotina das mulheres.
A mulher tem direito a fazer seus exames preventivos anualmente e mais vezes por ano se necessário.

Até os 40 anos, o principal exame é o Papanicolau, que previne contra o câncer de colo do útero.

Após os 40, soma-se ao Papanicolau a mamografia que faz parte da prevenção do câncer de mama.

A mulher hoje que trabalha, cuida de casa e ainda dos filhos, além muitas vezes de ajudar a cuidar de outros parentes, tem o direito de cuidar de si, indo a ginecologista com regularidade. Recebendo atendimento pré-natal quando estiver grávida, assistência ao parto e ao aleitamento materno.

Têm direito a receber orientações sobre sua saúde, a esclarecer suas dúvidas sobre sua menstruação, sua vida sexual, seus exames, suas medicações, inclusive anticoncepcionais. 

E por isso, uso esse espaço para levar informações sobre o que posso, porque acredito nesse direito das mulheres. Parabéns pelo nosso dia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário