Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Cervicite na gestação

Pessoal,

Esse semestre não foi fácil no quesito filhos, duas internações do Pedrinho - que agora está ótimo!!!  Agora o Faísca, nosso gatinho, está doente, terá que operar de uma pedra na bexiga, mas antes precisará de uma semana tomando um monte de injeções...tadinho!!!Coração de mãe apertado igual!!




Mas hoje passei para falar de um assunto sério relacionada a gestação, a cervicite - inflamação do colo do útero. Aproveitando que contribui para uma matéria sobre o tema para: 


Corpo a Corpo:



 A inflamação afeta principalmente as células das glândulas do canal do colo do útero, mas também pode afetar a camada externa do colo do útero. Isto pode acontecer por uma causa infecciosa ou não infecciosa e pode ser aguda ou crônica.


A época de vida sexual ativa é a fase mais comum. 

Dos 20 aos 40 anos. Mas pode acontecer em qualquer fase da vida.

Cervicite aguda é normalmente consequência de uma infecção sexualmente adquirida (por exemplo, a clamídia ou gonorreia).

 Cervicite crônica pode ter uma fonte não-infecciosa.
A cervicite não-infecciosa é geralmente causado por irritação mecânica ou química. Fontes de irritação mecânica incluem traumas causados por exemplo pelo uso descuidado de brinquedos sexuais, diafragma, absorvente interno, capuz cervical, DIU- contracepção intra-uterina.  Já irritação química pode ser causada pela exposição ao látex, duchas vaginais, cremes ou contraceptivos, como o anel vaginal em mulheres alérgicas a algum componente.

 Infecção do colo do útero é principalmente importante porque pode atingir os genitais internos e causar endometrite – inflamação da camada interna do útero, o endométrio ou doença inflamatória pélvica (DIP)- doença que acomete trompas e ovários, os microorganismos envolvidos podem ser transmitidos a parceiros sexuais. 

Em mulheres grávidas, pode causar complicações à gravidez e / ou complicações neonatais, como resultado de infecção do bebê, placenta e líquido amniótico. 

Além disso, cervicite parece estar associada a um aumento significativo no risco de aquisição do HIV. Sequelas da doença inflamatória pélvica incluem dor pélvica crônica, infertilidade e aumento do risco de gravidez ectópica, aquela que acontece fora do útero.

Como evitar?

As causas infecciosas podem ser evitadas pelo uso correto de preservativo em todas as relações sexuais. De novo eu falando para todo mundo usar preservativo sempre!!!
Evitar uso de objetos impróprios que possam causar irritação na vagina e consequentemente no colo do útero.
 Visitar regularmente a ginecologista de 6/6 meses mesmo sem sintomas, para avaliação completa.
Só utilizar medicações, inclusive, via vaginal, sob prescrição e orientação.


Bom restinho de semana para todos!!



27 comentários:

  1. Olá doutora. Posso entrar em contato com a senhora por email? Preciso tirar uma dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI dra meu exame deu cervicite cronica com acantose irregular(mas sem sinais de malignidade no material examinado)
      ja é um cancer?
      vou poder engravidar?
      obg

      Excluir
  2. Olá Cristina, bom dia e obrigada pelo contato.

    Não é possível fornecer nenhum tipo de parecer médico sem avaliação completa em consulta médica.

    Fique à vontade para deixar sua dúvida aqui,pois pode ser de outras pessoas também. Esse é um espaço em que tento orientar de maneira genérica com informações gerais, não é possível individualizar as respostas, para isso é preciso uma consulta médica.

    Grande abraço

    Bárbara Murayama

    ResponderExcluir
  3. Oii doura meu exame constou presenca de hifas.cervicite isso e grave estou apavorada pois sou gestante estou com 32 semanas estou morrendo de medo de afetar meu bebe e se afetar meu bebe afeta em que aguardo resposta ansiosa boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leitora, obrigada pelo contato. Parabéns pela gestação.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Quando encontramos hifas em um exame ginecológico, pensamos em uma infecção por fungo, a mais comum é a candidíase. É mais comum acontecer na gestação, por conta de todas as alterações hormonais.
      É preciso tratar. Qualquer infecção na gravidez pode aumentar as chances de trabalho de parto prematuro por exemplo. Mas o tratamento costuma ser simples. Mostre o resultado para sua obstetra para que ela te examine e passe a medicação correta se necessário.

      Espero ter ajudado.
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  4. Olá doutora, estou agoniada...Já venho de um histórico de dois abortos, o ultimo em janeiro deste ano, em q não encontraram causa certa.Aguardei 6 meses para começar novas tentativas, depois de exames de sangue e papa normais.Procurei outro profissional q descobriu q estou com uma ferida no colo do utero.não foi necessario fazer biopsia e me foi indicada cauterização. Só q estou no 28° dia do meu ciclo, q vem variado de 26 á 29 dias...Se eu estiver gravida não posso tratar o problema?Corro o risco de um novo aborto?Me ajude por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline. Obrigada pelo contato. Sinto muito pelos seus abortos, torço para que logo consiga engravidar!

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Não sei qual o tipo de "ferida", só com exame ginecológico poderia saber exatamente o que é para lhe dar uma opinião. Mas converse com seu médico sobre suas dúvidas e medos e se não ficar satisfeita e segura, procure uma terceira opinião.
      O seu caso é delicado, precisa ser acompanhada por uma médica com quem se sinta à vontade.

      Espero ter ajudado.
      Abraços

      Bárbara Murayama

      Excluir
    2. Oi Dra, obrigada por me ouvir.Realmente não estou me sentindo segura com esse médico q estou passando...No meu exame de colcoscopia está "colpite difusa, ectrópio". E os abortos q sofri foram espontaneos ente a 10ª e 12ª semana. Fiz um teste de gravidez com 3 dias de atraso(tirando pelo meu ciclo mais longo) q deu negativo, mais nenhum sinal de q a mentruação vai vir... A cauterização está agendada mais estou com muitas duvidas...

      Excluir
  5. Ola Dra.Realizei Uma Biópsia No Colo Do Utero Apos Uma Colposcopia Alterada E O Resultado Foi Cervicite Cronica. Mostrei A Minha Medica E Ela Nao Me Indicou Nenhum Tratamento. Isso é Uma Conduta Normal? Fiquei Preocupada. E A Outra Pergunta é: Estou Querendo Engravidar. Posso Tentar Mesmo Com Essa Cervicite? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      Sim. Nem toda cervicite crônica necessita de tratamento. E isso não impede que tente engravidar.


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  6. A auto-medicação em tratamento de DST quase nunca cura a doença e pode ficar por um tempo adormecida no corpo da paciente. Acredito que deva ficar portas abertas para contrair a cervicite. Concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela visita.
      Concordo sim que a auto- medicação pode muitas vezes prejudicar o tratamento e até mesmo o diagnóstico.

      Procurar a ginecologista sempre que tiver sintomas é sempre a melhor opção.

      Abraços
      Bárbara Murayama


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  7. Olá Dr.fiz uma Biópsia e o resultado foi cervicite crônica e já fazia 04 meses que não tomava anticoncepcionais e agora estou com minha mesrtruaçao atrasada,será possível eu ter engravidado mesmo com essa cervicite crônica?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dra.
    Eu fiz uma copo e o resultado deu colpite, eu a 2 anos tive uma ferida no colo do ultero q foi cauterizada, porem uma semana apos essa ultima copo descobri q estou grávida de 6 semanas, e estou um tanto quanto preocupada . Vou poder tratar? Não vai prejudicar meu baby? Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dr estou tao desesperada. Eu estou gravida de 10 semanas e na 7 descobri uma infeccao no utero. Moro na Suiça e a medica me disse que era uma infeççao comum. Que crianças pegam até na creche ou na escola, para eu ficar tranquila(não disse o nome). Então tomei durante 7 dias antibiotico. Fiz novamente o exame. E la estava ela novamente. Ela acabou de me ligar e disse que preciso repetir as doses com meu marido incluido tmbm.
    O que será essa infecçao? Correria risco de afetar meu bebê?
    Estou triste.

    ResponderExcluir
  10. Cervicite na gravidez estou com 17 semanas tem que tratar, quais os riscos para mim ou para o bebê? Descobri após uma agulhadas e cólicas ir ao hospital e fazerem toque e uma ultra transvaginal e ao retornar pra casa no dia seguinte tive uma secreção marrom como borra de café. Voltei ao médico expliquei e esse então examinou com espéculo e viu uma feridinha e disse ser cervicite porém só me pediu para não ter relação por uma semana após parar o sangramento e só. Perguntei se iria usar um remédio ou pomada e disse que não. É correto isso? Li sobre a possibilidade dessa inflamação passar para Órgãos internos ou até para o bebê me preocupou. Me ajude com sua opinião.

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber qual processedimento devo tomar, eu estou com ferida no colo do útero e também estou grávida. Devo ficar preocupada com o meu bebê 👶?

    ResponderExcluir
  12. Oi Doutora sou a camila .Doudora eu tava fazendo tratamendo do utero ai o medico pedio uma biopsia e deu servicite cronica mais ontem eu descobri que estou gravida e estou preucupada por conta de problema isso pode afetar o bebe pode traser comsequencia para o bebe me responda estou afrita bjs

    ResponderExcluir
  13. Ola doutora gostaria de saber . Eu estou com a mentruação atrasada fiz um preventivo deu que eu tava com uma infecção servicite ela me deu uma pomada vaginal no nome metronidazol comesei a usar mas estou suspeitando que estou gravida e estou com medo pois quero muito um filho. Vou fazer um exame de gravidez amanha .eu tenho muita dor na barriga e sinto muito sono tenho ansia. Gostaria de saber se eu tiver gravida essa pomada pode causar problema na minha gravidez. obrigada

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde doutora .
    Bom sou raquel gostaria de saber se usar pomada pra servicite pode preojudicar meu bebê.pois fiz um preventivo deu que eu tenho essa infecção. Mas minha mentruação ta atrasada estou suspeitando que estou gravida ,amanha vou fazer um exame de sangue pra ver se estou ou nao. Mas gostaria de saber se eu estiver essa pomada pode preojudicar meu bebê? O nome da pomada é metronidazol. Pois estou sentindo muita dor na barriga. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      Infecções, inclusive as cervicites, devem ser tratadas durante a gestação. Sempre que possível é melhor esperar passar o primeiro trimestre para usar medicamentos, mas em alguns casos optamos por já tratar. Sugiro que faça o teste e fale com sua médica para que ela decida se deve ou não realizar o tratamento agora.

      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir
    2. Olá Raquel, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      Infecções, inclusive as cervicites, devem ser tratadas durante a gestação. Sempre que possível é melhor esperar passar o primeiro trimestre para usar medicamentos, mas em alguns casos optamos por já tratar. Sugiro que faça o teste e fale com sua médica para que ela decida se deve ou não realizar o tratamento agora.

      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir
  15. Ola... Eu tive a mais ou me os um ano cerviciti fizemos tratamento e nao tinha mais inflamação....apos isso conheci meu marido e estamos juntos a 9 meses e estou gravida de 6 SEManas e 5 dias. E fui fazer uma consulta e apareceu uma ferida que causou sangramento... Procurei ajuda em 2 ginecologista uma me deu um remédio micotonazol pomada e já a outra me indicou ficar de repouso e tomar um anti abortivo....minha duvida qual das duas devo continuar o pré natal?

    ResponderExcluir
  16. Doutora por favor me responda , a maternidade da minha cidade esta de greve e não ha quem me atenda . Estou com inflamação no útero e grávida de nove semanas tenho sangramentos discretos e as vezes umas pontadas do lado esquerdo do ventre .oq posso fazer ? Estou desesperada !

    ResponderExcluir
  17. Olá doutora, meu exame deu cervicite aguda. Mas meu médico não passou remédio. Normal isso ?

    ResponderExcluir
  18. Olá boa noite !!! Gostaria de tirar uma dúvida fiz coposcopia e deu mancha branca com o uso do iodo então ele fez a biosia ainda não obtive o resultado da biosia ele marcou retorno p dezembro . Estou preocupada pois a dois anos tive um aborto espontâneo pode ser por esse fato da mancha branca e o q pode ser isso ? Desde já agradeço muito se puder me responder .

    ResponderExcluir
  19. A me esqueci de outra pergunta !! E depois da coloscopia o médico me passou metrozizadol gel e nitrato de miconazol creme porém o miconazol está me calzando muita ardência isso seria normal ? E pq ele passou esses dois medicamentos p eu usar depois da coposcopia? ? obrigada boa noite

    ResponderExcluir