Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Essure e histeroscopia

Pessoal, todos já sabem que uma das minhas áreas de grande interesse é a histeroscopia. Minha pós graduação envolve o tema, sou preceptora de histeroscopia para pós graduandos nessa área na Unifesp e outros cursos.

O Pedro quase nasceu fora de hora por conta dessa minha paixão. Quem acompanha o blog desde o início deve lembrar de que quando eu estava grávida fui fazer um aperfeiçoamento sobre o Essure - laqueadura histeroscópica na Espanha e tive uma ameaça de trabalho de parto prematuro por conta de tanto trabalho e andanças, maior sufoco! Mas ao final tudo deu certo! Pedro nasceu super brasileiro e o curso um sucesso!

Então, gosto muito de falar sobre esses temas e aqui algumas das últimas matérias que fiz sobre o isso.

Espero que gostem:

http://www.ciamaterna.com.br/saude/essure-anticoncepcional-permanente

http://dietaja.uol.com.br/o-que-e-histeroscopia/

Abraços

Bárbara Murayama

2 comentários:

  1. Dr. Bárbara Murayama, preciso de uma informação sua sobre esse procedimento, a histeroscopia. Por favor, me ajude. Estou muito triste porque fiz uma ressonância e nele apresentou que meu endométrio está espessado, heterogêneo, irregular após a administração do meio de contraste, de aspecto suspeito.. Tenho múltiplos miomas que são subserosos, intramurais e submucosos. Então a ginecologista que fui disse que tenho que fazer uma histeroscopia. Mas aí é que está o problema, eu sou virgem. Ela disse que tinha como eu fazer, mas que nesse procedimento será feito uma pequena perfuração no meu hímen. Queria saber se com isso posso perder minha virgindade. Tanto que lutei para somente perde-la depois que me casar um dia, porque tenho meus princípios cristãos, vou perder assim com um instrumento entrando em mim? Pergunto porque entrei no site Clínica GERGIN e vi seu comentário sobre as mulheres virgens e idosas serem passíveis de realizar esse exame. Desde já eu agradeço! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita.
      Sim é possível realizar a histeroscopia diagnóstica com biópsia sem que seja utlizado espéculo vaginal,aquele aparelhinho parecido com um bico de pato que usamos. Mas se for necessária a cirurgia, neste caso é necessário o uso do espéculo. Para maiores informações eu precisaria realizar uma avaliação médica.
      Fico à disposição.
      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir