Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Histeroscopia e infertilidade

Pessoal,

O Pedro desde pequeno mostra interesse por fotografar, pega nossas câmeras tira fotos, filma até debaixo da água em viagens. Acho que o gosto por câmeras é de família. A vovó Tatá, minha mãe sempre gostou de fotos, eu adoro e até profissionalmente uso uma câmera para olhar úteros por dentro...
 self tirada pelo Pedro este final de semana

A histeroscopia é a avaliação da cavidade do útero com uma câmera.  A versão exame de histeroscopia, histeroscopia diagnóstica ou ambulatorial pode ser realizada inclusive em mulheres virgens, pois fazemos pela técnica de vaginoscopia em que usamos um aparelho muito fino que atravessa o hímen sem rompê-lo. 

Imagem da internet


Ainda usando esses mesmos equipamentos podemos realizar pequenos procedimentos, mas se você for agendar uma histeroscopia diagnóstica e precisa realizar um procedimento, o seu médico precisa ser bem específico na solicitação médica.


Este exame tem sido muito útil em pacientes com infertilidade, ou seja, aquelas que estão há pelo menos um ano tentando sem sucesso. Este exame complementa as informações trazidas pelo ultrassom e até pela ressonância. 
Nessas pacientes iremos em busca de alterações anatômicas, como malformações da vagina, colo do útero  e do próprio útero. 
Também precisamos ficar atentas a presença de pólipos ( às vezes, o ultrassom não enxerga pequenas formações), miomas. 
Observamos e, por vezes, fazemos biópsias do endométrio - camada interna do útero. 
Observamos todo o trajeto do canal do colo do útero, também os orifícios que levam às tubas. 


O útero tem, normalmente, uma cavidade virtual. Imaginem uma bexiga de festa vazia. Há uma cavidade ali no meio, mas se não enchermos de ar ou água, uma parede fica encostada na outra, certo? Com o útero é assim também. Por isso, para conseguirmos enxergar lá dentro dessa cavidade virtual, enchemos a cavidade com um líquido. Para a histeroscopia diagnóstica, é soro fisiológico. 
Quando colocamos água dentro de uma bexiga, as paredes da bexiga se esticam, certo? Com o útero é assim, as paredes musculares se esticam, se contraem e isso pode gerar desconforto, cólica. Por isso algumas mulheres preferem realizar com sedação. 

Eu realizo este exame no Hospital em que trabalho e a maioria das pacientes tem feito a opção por sedação. Apesar de ser um exame rápido e passível de ser realizado sem anestesia, para algumas mulheres pode ser bastante doloroso. 

Hoje dispomos de um bisturi com energia bipolar, que pode ser inclusive, usado em ambiente ambulatorial ( mesmo equipamento da histeroscopia diagnóstica) para realizar procedimentos. Super seguro, principalmente para mulheres que têm diabetes, doenças cardíacas ou problemas renais, em que usar outros líquidos diferentes do soro fisiológico, poderia aumentar o risco.  


Algumas malformações do útero, vagina e colo podem e devem ser corrigidas. O septo uterino é a malformação que tem melhor resultado com a cirurgia histeroscópica. Todo o procedimento é via vaginal e a mulher poderá tentar engravidar já no próximo ciclo. 

Pólipos e miomas submucosos - aqueles que se localizam na camada interna do útero - também deverão ser removidos através da histeroscopia, idealmente a histeroscopia cirúrgica, que usa instrumental um pouco diferente, mas continua sendo um procedimento vaginal sem cortes aparentes ou cicatrizes. 

É esperado que após um exame ou cirurgia de histeroscopia a paciente fique alguns dias sangrando, mas após este prazo ela deve voltar a menstruar normalmente, a não ser que use alguma medicação que bloqueie ou que tenha realizado um procedimento que retira todo endométrio- ablação endometrial. Mas este procedimento não é indicado para quem ainda pretende ter filhos e sim para mulheres que sangram mais do que o normal. Então, falo dele outro dia...

Boa semana a todos!!

Grande abraço!

Bárbara Murayama





  

2 comentários:

  1. Olá doutora, fiz uma histeroscopia e foi feita uma biópsia, o resultado ainda demora a sair, porém na histeroscopia deu o seguinte, endométrio espessado difusamente com aspecto polipóide, o que isso significa? A biópsia pode ter algum resultado mais complicado de acordo com essas informações da histeroscopia? Sei que não pode está passando esse tipo de informações já que não acompanha o caso, porém me tire por favor essa dúvida do q significa endométrio espessado difusamente, com aspecto polipóide! Desde já obrigada, e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma histeroscopia cirúrgica para retirada de pólipos que estavam causando hemorragia na época da menstruação. Mas continuo com o fluxo anormal. Isso é possível? O laudo da biópsia deu normal e quando fiz a cirurgia a médica disse que não havia pólipos aparentes embora tenham aparecido nos exames.

    ResponderExcluir