Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 29 de abril de 2017

Cistos de ovários


Pessoal

Os cistos ovarianos são sacos cheios de líquido que se desenvolvem dentro ou sobre o ovário . Eles podem acontecer em mulheres de qualquer idade, inclusive crianças, felizmente nas pequeninas é raro . Algumas mulheres com cistos ovarianos têm dor pélvica ou sensação de pressão , enquanto outras não têm nenhum sintoma. Também há as mulheres que vão apresentar como sintoma períodos menstruais irregulares. Em casos graves eles podem se romper e será necessária cirurgia de urgência.

Felizmente, a maioria dos cistos de ovário não necessitam de cirurgia e não são um câncer.  O tamanho é variável: de menos de um centímetro a mais de 10 centímetros.


CAUSAS
É preciso levar em consideração se a mulher ainda está na fase reprodutiva da vida ou se já passou da menopausa.

Mulheres na fase reprodutiva da vida
-Ovulação - cisto ovariano "funcional" desenvolve-se quando um folículo (óvulo) cresce, mas não se rompe para liberar o ovo. Esses cistos geralmente desaparecem sem tratamento. Devem apenas ser acompanhados.


- Cisto hemorrágico: cistos que tem em seu interior sangue. Se forem pequenos, podem ser acompanhados, tratados sem cirurgia. Se estiverem muito grandes correm o risco de romperem, o que geralmente causa muita dor. Ou se torcerem sobre o próprio eixo, também causando muita dor. Esses casos, frequentemente necessitam de cirurgia. 

-Cistos dermóides - também conhecidos como teratomas e são um dos tipos mais comuns de cistos encontrados em mulheres entre 20 anos e 40 anos. Um cisto dermóide é composto por células germinativas do ovário e podem conter dentes , cabelo e gordura . A maioria deles é benigno, mas raramente , eles podem ser cancerígenos.

-Síndrome dos ovários policísticos (SOP) - As mulheres com SOP podem ter muitos pequenos cistos . Esses cistos não precisam ser removidos, mas as mulheres com SOP podem precisar de tratamento para outros problemas , como períodos menstruais irregulares, aumento de pêlos, obesidade e até,  dificuldade para engravidar.

-Endometriose - Mulheres com endometriose podem desenvolver um tipo de cisto de ovário chamado de endometrioma, ou cisto de chocolate. Muitos desses casos deverão ser tratados com cirurgia e também com medicações para bloquear a menstruação.

- Câncer - O câncer é uma causa relativamente incomum de cistos ovarianos em mulheres. Devemos ficar mais atentas quando são cistos em mulheres que já passaram da menopausa.
Embora o câncer de ovário não seja a causa mais comum de cistos ovarianos , muitas mulheres que são diagnosticadas com um cisto ficam preocupadas com um possível câncer. E o papel da ginecologista para avaliar, acolher, investigar e tratar da melhor maneira possível é essencial em qualquer um desses casos. 

O câncer de ovário é mais provável em mulheres que têm:

- A predisposição genética para o câncer de ovário (por exemplo , história familiar de câncer de ovário ou outros tumores )
- A história prévia de câncer de mama ou câncer gastrointestinal.

Citei aqui apenas alguns tipos de cistos, porém, existem diversos outros e os tratamentos são muito variáveis e devem ser individualizados, levando em consideração diversos fatores pessoais. Portanto a consulta médica é indispensável.

Os cistos ovarianos nem sempre necessitam de tratamento, mas precisam ser avaliados pela gineco e acompanhados. Em mulheres na pós-menopausa , cistos dos ovários são menos propensos a se resolver e muitas vezes precisam ser operados .

O mais importante é manter visitas regulares a sua ginecologista e se estiver com dor, irregularidade da menstrual ou crescimento da barriga, procure sua médica a qualquer momento para uma investigação. 

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário