Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Varizes na gestação

Essa é outra grande preocupação de nós, futuras mamães. O hormônio estrogênio e outros fatores, como o aumento do volume sanguíneo e a pressão dos vasos das pernas e do útero, são os responsáveis por causar a distensão vascular e, ainda, a instabilidade e proliferação de vasos sanguíneos durante a gravidez.

O fator genético também é importante. Então, saber se sua mãe teve muitas varizes durante a gestação é uma boa dica. A boa notícia é que, usualmente, regridem após o parto – a maioria (90%) regride três meses após o parto. Porém, alguns vasinhos persistentes terão que ser tratados pelo médico cirurgião vascular depois desse período.

Além das varizes e dos vasinhos nas pernas, as hemorroidas são mais freqüentes na gravidez, mas essas, pelo menos, costumam incomodar apenas no período final.

Portanto, é melhor prevenir!!! Veja algumas dicas:

- Elevação das pernas: Costumo chegar em casa e ficar meio sentada, com as pernas apoiadas sobre um monte de almofadas. Assim, elas ficam pelo menos uns 45º elevadas, por uns 30 minutos. Deveria fazer isso mais vezes ao dia, mas, infelizmente, ainda não consigo por causa do trabalho.

- Usar meias de compressão diariamente: Agora que o clima está esquentando, vai ficar mais difícil, mas é um sacrifício que acredito que valerá a pena. Existem meias de compressão próprias para gestantes, que não apertam a barriga e têm intensidades de compressão diferentes. Mas só a sua obstetra poderá definir qual é a melhor para você.

- Dormir do lado esquerdo: Nem preciso dizer que dormir de bruços ou de barriga para cima começa a ficar impossível depois de três meses. Então, dormir de lado é o que resta. Sempre é bom dar preferência para o lado esquerdo, porque, assim, ajudamos a deixar a veia cava – que é das mais importantes do nosso corpo – livre para a circulação de sangue.

- Praticar exercícios: Eu já praticava corrida e ioga antes da gestação. Então, mantive a ioga e troquei a corrida pelas caminhadas, três vezes por semana.

- Evitar longos períodos em pé ou sentado: Como trabalho muito em pé, durante cirurgias, por exemplo, tento movimentar meus pés e pernas, mesmo estando parada num mesmo lugar. Se você trabalha sentada, tente sempre dar uma levantada e esticar o corpo de vez em quando.

- Alimentação e hidratação: O intestino tende a ficar preguiçoso na gestação. Por isso, nessa fase, é importantíssimo tomar água e manter uma dieta rica em fibras, com frutas e saladas, para ajudar a prevenir inconvenientes hemorroidas no final.

3 comentários:

  1. Maravilhosa a criação deste blog! Para você, para o bebê , para as mulheres e para o mundo. Informações claras, práticas, precisas e vivas!Parabéns.
    Marina Mazi

    ResponderExcluir
  2. OLÁ DRA.BARBARA
    ANTES DE TUDO QRO CONTAR -LHE UM POUQUINHO DA MINHA HISTÓRIA OK,AOS 25 ANOS NO ANO DE 2006,EU ENGRAVIDEI DE GEMEOS,EU NÃO SABIA QUE ESTAVA GRAVIDA ,PQ EU TAVA TOMANDO PILULA LEVEL, QDO SOUBE DA NOTICIA ,EU ESTAVA COM 3 MESES DE GESTAÇÃO ,NESTE DIA EU FIZ MEU CHA CASAMENTO E AO MESMO TEMPO PEGUEI TODO MUNDO DESPREVINIDA E ANUNCIEI Q IRIA FAZER O CHA DOS BEBES TBM. FOI UMA SURPRESA PARA TODOS.MAS ALGO ACONTECEU COMIGO, NÃO SEI SE FIZ ALGUM ESFORÇO ,POIS EU ESTAVA BM DE SAUDE, ATÉ HJ NÃO FIQUEI SABENDO O Q TINHA ACONTECIDO COMIGO , POIS BEM , NA MEIA NOITE DO DIA 26/11/06 EU TIVE UM ABORTO EXPONTANEO NA MINHA CAMA,AI FUI AO BANHEIRO E VEIO COM TUDO TODA A PLASCENTA JUNTO ,FIQUEI APAVORADA , AFLITA,ME LEVARAM PARA O HPS ELA EU FIZ A CURRETAGEM ,E INFELIZMENTE O MEDICO ME DISSE QUE EU HAVIA PERDIDO OS MEUS BEBES. AI DRA.BARBARA EU LHE PERGUNTO:PQ FOI QUE ACONTECEU ISSO??? NA MINHA GRAVIDEZ D 3 MESES EU FUI P/ 99KL ,ANTES DE FAZER TRATAMENTO PELA NUTRICIONISTA EU TAVA COM 106;3 KL,DE DEZEMBRO PRA CÁ EU DIMINUI 6KLS,POIS QUERO TENTAR ENGRAVIDAR DE NOVO ,POIS JA VOU FAZER 30ANOS , E NÃO CONSEGUI ENGRAVIDAR ANTES POIS ESTAVA COM MEDO DE PERDER NOVAMENTE. ESTOU NO MOMENTO COM 101.0KL E MEU MAIOR DESEJO É FIKR GRAVIDA,MESMO COM MEU PESO ASSIM EU POSSO TER FILHOS?POIS TEM TANTAS MULHERES COM O PESO MAIOR DO QUE EU E TEM FILHOS ,PQ EU NÃO POSSO TER TBM?? ME AJUDE DRA. BARBARA POR FAVOR???? TA DIFICIL PRA MIM FAZER ESSA DIETA Q AS VZS ME DEIXA LOUCA SEM PODER COMER AS COISAS QUE EU GOSTO. OBRIGADA. CRISLAINE

    ResponderExcluir