Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Chá de bebê

Semana passada, aconteceu o chá de bebê do Pedrinho. Essa é uma festinha bem divertida e que acaba também ajudando no enxoval.

Quando fui programar, surgiram várias dúvidas. Então, resolvi compartilhar, pois alguém pode estar passando por isso também.

Quando fazer?
Acho que o ideal é entre 30 e 34 semanas, época em que a barriga já está grande, mas ainda temos pique para agitação. Além do que, depois disso, o “qualquer hora é hora” é mais provável e você pode perder tudo o que fez. Escolhi um evento no fim da tarde, porque à noite já ficaria mais cansada.

Quem convidar?
Eu optei por fazer um evento só para mulheres, mas não há regras. Convidei, basicamente, familiares, algumas amigas das avós e as minhas amigas mais próximas.

Onde fazer e o que servir?
Isso vai depender do número de convidadas, do seu orçamento e da disponibilidade de espaço que você tem. Eu optei pelo salão do prédio, contratei um bufê para a comida e cuidei da decoração, junto com amigas e avós do Pedro. Fizemos uma decoração bem colorida e infantil, com muitos doces coloridos para enfeitar. A música ficou a cargo do maridão, que montou um repertório de canções infantis antigas.

Fazer ou não brincadeiras?
Isso depende muito do estilo de cada grávida, da intimidade que tem com as convidadas também. Minhas amigas propuseram brincadeiras tranqüilas – a clássica de adivinhar os presentes e outra de adivinhar quem era na foto. Pedimos para que as convidadas levassem fotos suas de criança... Como castigo, usaram enfeites de festas como máscaras, chapéus... Foi bem divertido!

E os presentes?
Para facilitar, coloquei uma lista em uma dessas redes de lojas de artigos para bebês, mas achei importante deixar as convidadas à vontade para levarem o que quisessem.  Algumas gestantes fazem chá de fraldas, que é outra opção. Conversei com o pediatra que cuidará do Pedro, e ele não acha bom fazer muito estoque de fraldas antes de o bebê nascer, pois não sabemos se ele vai ter alergia a alguma marca e nem sempre é possível trocar as fraldas ganhas no chá depois que ele nascer.

Há também a opção de presentes para doação. Eu optei por algo misto. Ganhei muitos presentes, mas também pedi para as convidadas trazerem fraldas para serem doadas para o netinho da minha funcionária, que está com 4 meses. Muita gente aderiu, e ela adorou!!! Se você quer fazer algo parecido e não sabe para quem doar, a maioria das maternidades públicas aceita doações de fraldas, alguns tipos de leite em pó, roupinhas e materiais de higiene para as mães mais carentes e seus bebês.

Cuidados durante o evento: como em qualquer festa em que somos anfitriãs, sempre ficamos ansiosas e acabamos trabalhando mais. Mas não descuide da alimentação e da hidratação e descanse, evitando ficar muito tempo em pé. Escolha uma roupa leve e sapatos baixos. Delegue o máximo de tarefas possível para amigas, irmãs, futuras vovós... Elas vão adorar e você poderá aproveitar melhor a sua festa!

Ah! E não se esqueça de incumbir alguém de tirar muitas fotos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário