Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ômega 3 e gestação

Durante a gestação, todos já sabem que precisamos ficar ainda mais atentas à nossa alimentação. Estamos formando um novo indivíduo e, então, quanto mais variada e balanceada for nossa dieta, mais chances de darmos à luz um bebê saudável.

Já há algum tempo, muito se tem comentado a respeito do Ômega 3. Essa substância pode ser encontrada em peixes de águas frias, como truta, salmão e sardinha, e também em suplementos alimentares vendidos em cápsulas. Outros alimentos que a contêm são azeite de oliva e óleo de canola.



Em diversas áreas da medicina, a ingestão dos chamados ácidos graxos Ômega 3 tem sido relacionada a efeitos benéficos como para o controle de colesterol, diabetes tipo 2 e mal de Alzheimer, para a melhora dos sintomas da depressão e performance de atletas e para colaboração na prevenção de câncer de mama e de próstata, entre outros exemplos.

Para as grávidas, os estudos mostram que, se ingerido durante a fase final da gestação e nos primeiros meses de vida do bebê, o Ômega 3 pode melhorar a capacidade sensorial, cognitiva e motora da criança. E aumenta também a qualidade de sono da futura mamãe nos últimos meses de gravidez, quando ela já não acha mais posição para dormir. Além de ajudar na prevenção de pré-eclâmpsia (pressão alta da gravidez) e depressão pós-parto.

Claro, o Ômega 3 é apenas um complemento. O pré-natal adequado e todas as outras medidas de uma vida saudável – como fazer atividades físicas e uso de medicação, quando necessário – não podem ser deixados de lado.

Só o tempo irá dizer se ajudei o Pedro a ser um rapazinho mais inteligente, mas, independentemente disso, serei uma mãe mais saudável com essa complementação alimentar. Isso, com certeza, é mais uma prova de amor!

12 comentários:

  1. Dra. Bárbara, ameiiiiii o blog!!!!!! :-)

    Estou lendo tudo direitinho para fazer bonito qdo for minha vez!!! adorei!

    bjssss e ótimo parto e recuperação!!! :-)

    bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Ju, muito obrigada! Fico feliz em poder ajudar com informações de qualidade!Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra. Barbara !!
    Estou gravida de 25 semanas,tomo a vitamina Natele e tenho o habito de consumir azeite de oliva, mas acho que tbem seria interessante um suplemento com omega 3. Qual a senhora recomendaria?

    ResponderExcluir
  4. Olá Lurdinha,parabéns pela gravidez! Eu tenho prescrito a todas as minhas pacientes gestantes. Converse com sua obstetra e peça a opinião dela sobre esse assunto, só sua médica, que é quem está acompanhando sua gestação, conhece seu caso, pode prescrever qualquer medicação.Seria irresponsabilidade minha indicar qualquer medicação sem ser sua médica. O que posso é apenas trazer à tona as informações para discussão aqui pelo blog.
    Obrigada pelo contato
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Olha amei seu blog, estou grávida de gêmeos (12 semanas) e pesquisava sobre Ômega 3; sinceramente, fico insegura, gostaria de esclarecer muitas dúvidas, mas minhas consultas são tão breves... acho que superficiais pelo tanto de questões que envovem a maternidade. Obrigada! e Tudo de bom para vcs! Ah! SE Tiver curiosidades à respeito de gêmeos posta aí! Abraços Mara Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mara, vou começar pedindo desculpas por não ter respondido seu comentário. Acabo de vê-lo, imagino que tenha se perdido entre outros.
      Acredito que seus bebês já tenham nascido e espero que tudo tenha corrido bem, gêmeos sempre nos preocupam mais.
      Mande notícias! Abraços
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. o omega 3 nao prejudica de jeito nenhum no inicio da gravidez.tenho medo de tomar, a minha GO passou EPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda são necessários mais estudos a respeito do ômega 3. o mais importante é seguir as orientações da sua GO para um pré-natal tranquilo.
      Abraços
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Olá estou gravida de 10 semanas, e gostaria de saber a partir de quando posso iniciar o uso do omega 3. A partir de qual semana posso iniciar este tratamento, sendo que antes de engravidar ja fazia o uso do omega 3 normal, mas parei há 8 meses, entao engravidei, agora nao sei quando poderia voltar a tomar o proprio para gestante.
    Abraços e desde ja muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana. Obrigada pela visita. Parabéns pela gestação!

      Não se pode fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      O recomendado pelos estudos científicos é no final da gestação ( último trimestre) e nos primeiros meses do aleitamento. mas o ideal é conversar com sua médica e ver a opinião dela!, ok?


      Boa sorte!

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir
  8. Oi,Barbara! Estou com 10 semanas e gostaria de saber se ja posso tomar o Omega 3.Uns dizem que sim,outros dizem que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!!! Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação da mulher em consulta, ok?

      O recomendado é no terceiro trimestre, mas poderia começar após as 12 semanas. Converse com seu médico, apenas ele poderá dizer o melhor momento.


      Estou à disposição caso queira se consultar comigo.
      Gergin Ginecologia 11.20622230
      clinicagergin@gmail.com
      instagram: @barbara.murayama
      facebook: Gergin Ginecologia

      Excluir