Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cigarro, gravidez e seu bebê

Pessoal,

Já me preocupava em alertar gestantes sobre os riscos do cigarro antes de ser mãe, por conta da minha profissão, mas agora essa preocupação ficou ainda mais intensa.

Essa semana uma atriz foi flagrada fumando grávida. É claro que isso é péssimo, mas apenas julgá-la não resolve.

É preciso entender que muitas pessoas, isso inclui mulheres grávidas, tem muita dificuldade em deixar o cigarro.

Durante o pré-natal, muitas vezes é preciso fazer uso de medicações para que a gestante consiga ficar sem fumar. Cabe a mãe querer, é claro, cabe a obstetra informar os riscos do cigarro e as possibilidades de tratamento e cabe às pessoas que gostam dessa gestante e do bebê que está por vir, incentivá-la positivamente a parar de fumar com a ajuda médica.

E depois que o bebê nasce não podemos esquecer dos riscos do fumo passivo que ele estará exposto se não ficarmos alertas. É preciso conscientizar familiares e amigos que convivem com o bebê a não fumarem no ambiente que ele está. Isso é prova de amor!

Para quem não leu, segue link de uma coluna que escrevi para Revista Caras em janeiro sobre o tema.

http://www.caras.com.br/edicoes/899/textos/28250/

4 comentários:

  1. Eu comecei a fumar com 15 anos, fumei até os 30. Sempre adorei fumar. Mesmo!! Quando olhei o positivo no site do laboratório, não coloquei mais um cigarro na boca. Ellis faz 09 meses semana que vem. Não vou negar que sinta falta, sinto sim! Mas agora que parei não vou voltar né?
    Acho que força de vontade é fundamental. Não tem tratamento, remédio, nada, que substitua força de vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tathy, parabéns!Com certeza a força de vontade é o principal, mas nem todo mundo conta com uma tão boa quanto a sua e para essas pessoas é preciso ajuda, da forma que conseguirmos dar, seja uma palavra de incentivo, seja uma terapia psicológica, uma atividade física para aliviar o estresse ou mesmo medicações. O importante é dar um jeito de proteger o pequeno que vem por aí, né?
    Mais uma vez parabéns e continue nessa luta diária, cada dia uma vitória! Com certeza Ellis vai te agradecer por cada cigarro não fumado!
    Obrigada pela participação
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Drª, sempre que posso, passo por aqui para dar uma olhadinha.. e olha que interessante... uma nova postagem falando sobre um item que eu particularmente odeio...
    Tenho neura mesmo, e a minha mãe fuma... mas graças a Deus é uma fumante que respeita a gente e os bebês...
    Parabéns pelo tema abordado..

    Beijos para toda família

    www.barbara-luduvice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. bem eu comecei a fumar com uns 14 anos de idade,eu gostava de fumar cigarro forte como marlboro vermelhos,os de filtro branco não passava a vontade de fumar,o problema e que euu sentia muita falta de ar,tbm tenho bronquite,e quando eu descobrir q estava gravida,foi tenso ai minha mãe,meu namorado pai do meu filho eles não gostava que eu fumase ,mais depois euu tive muia força de vontade eu fui parando de pouquinho comecei a sentir enjoou do cigarro e grassas a deus não fumo mais cigarro e não pretendo fumar novamente,e bom ter o pulmão limpo por dentro e cigarro tbm faz mal pra amamentar o bebê,depois q descobrir q vou ser mãe tenho responsabilidade maior

    ResponderExcluir