Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

domingo, 8 de janeiro de 2012

Altas taxas de cesárea no Brasil

Pessoal,

Acaba de ser publicado um artigo no site francês chamado Aujourd'hui le Bresil, um texto sobre altas taxas de cesáreas em nosso pais.

Fui entrevistada pela autora do texto, Anne Dorothee Slovic, sobre a minha opinião sobre esse assunto.

Acredito que seja multifatorial e não seja possível generalizar, cada região, cada hospital, tem uma realidade que deve ser levada em consideração. Mas é fato, as taxas são assustadoras e é preciso que passemos a dar mais atenção a esse assunto, ao que parece e que se prova por esse artigo, lá fora, estão de olho no que acontece por aqui!

Segue o link:
http://bresil.aujourdhuilemonde.com/une-epidemie-de-cesariennes-dans-les-hopitaux-publics-bresiliens

Obrigada Anne pela confiança

Abraços e boa semana!

8 comentários:

  1. Oieee,

    Parabens pela entrevista!!!

    Bjos!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que chic! Parabéns pela entrevista.

    Mas acho que mais importante que ficar medindo taxa de cesárea x PN é respeitar a opinião das mães de como vão querer que seus filhos nasçam…

    Bjos

    Elaina Furlan #amigacomenta
    http://www.vidademae.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é possível falar de respeito a escolha se a maioria das mães escolhem a cesárea sem saber quais o riscos que estão assumindo?? Sinceramente se as mães realmente recebessem as informações de forma correta a taxa de cesárea seria menor, pois o mais prejudicado em uma cesárea eletiva é o bebê e afirmo isto com base em muita pesquisa. A Organização mundial de saúde, o Ministério da Saúde (Brasil) a Agencia Nacional de Saude Suplementar (ANS), países desenvolvidos, etc, órgãos com credibilidade, todos comprovam que o Parto Natural é MELHOR para a mãe e para o BEBÊ...

      Excluir
  3. Obrigada Elaina!
    É isso mesmo, e é justamente sobre esse direito a discussão nesse artigo. Lá fora, as mulheres costumam ter essa autonomia. É claro, que a obstetra precisa intervir com informações médicas para que seja feito o que de melhor pode ser oferecido. Mas aqui, a precariedade em muitos serviços de pré-natal prestados, com pouca informação às pacientes termina com gestantes muitas vezes assustadas, sem saber o que vai acontecer ou como vai acontecer na hora do parto.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista!
    Concordo que realmente as mulhres devem ter autonomia sobre essa decisão, claro que isso acompanhado por um medico. Mas tb acho que essa loucura de quem apóia o PN achar que quem prefere o PC é menos mãe deveria acabar. Quero deixar claro que sei que não são tdas que apoiam o PN que tem essa posição.
    Beijos,
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, mas acho que no fundo só existira RESPEITO quando a mulher REALMENTE e VERDADEIRAMENTE puder ESCOLHER o tipo de parto.
    PN é melhor na maior parte dos casos? OK EU ACHO. mas conheço gente que nem consegue pensar no assunto. são menos mães? Ignorantes? Obvio que não apenas enxergam sob outra otica. Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. parabens pela entrevista , maravilhosa

    bjus
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista e por tocar no assunto. O PN sem dúvida é melhor para a mãe e para a criança. Há o direito irrevogável e intransferível de escolha, mas, muitas vezes, nós não escolhemos apenas por nós e isso é uma das coisas assim. E realmente me preocupa muito a banalização da cesárea, principalmente pelos médicos, que colocam terrorismo em mães inexperientes e menos informadas para adequá-las à sua conveniência de horários.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir