Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Importância do exame de Papanicolau

Olá Pessoal,

Feliz 2012!!! Que este ano que começa seja de muita saúde para todas as nossas famílias!! Muita gravidez para quem está tentando! Muita tranquilidade para quem tiver começando na maternidade!


 Mas como os bebês são sensíveis e vulneráveis, né? Pedrinho anda tendo diarréias, mês passado teve uma e outra esse mês, não ganhou peso e ficou super assado, que dó! O pediatra já descartou verminoses, agora tirou a lactose do complemento, mas manteve o leito...vamos ver....

Mas a mamãe aqui, mesmo com o coração bem apertadinho de ter que deixá-lo, saiu para trabalhar ontem o dia todo. Não tem jeito, a gente tem que se desdobrar!

E um caso me chamou a atenção. Um pai entra para consulta no PS com a filha, contando que estavam vindo direto da rodoviária, vindos do interior da Bahia, para tentar resolver o problema de saúde da filha, que não pôde ser resolvido por lá. Um médico de lá enviou um relatório explicando o caso e dizendo que não tinha mais recursos para conduzi-lo em seu posto de saúde. Ao ver os exames que eles traziam, constatei que se tratava de um pré-câncer de colo do útero, como resultado de um exame de Papanicolau. Até aí, ok, fez o preventivo, diagnosticaram essa lesão pré-maligna, encaminharam para tratamento em um grande centro.

Mas o exame era de 2009!!

 Quando questionei isso, eles disseram que tentaram realizar o exame de colposcopia, solicitado para dar continuidade a investigação, pelo SUS, mas que estavam até hoje aguardando serem chamados, que deram a opção de fazerem particular, mas não tinham condições financeiras.Então, voltaram ao médico do postinho que explicou os riscos de ser um câncer e de haver urgência. O pai, desesperado, conseguiu dinheiro que não tinha para as passagens dele e da filha e veio para São Paulo.

Essa é a saúde pública no nosso país.

Essa moça talvez tenha um final feliz, agora que foi encaminhada e receberá um bom tratamento, mas não graças a mim nem ao sistema de saúde do nosso país, tudo graças a esse PAI, exemplo de amor por essa filha.

Hoje o câncer de colo do útero ainda está no topo da lista dos câncer que mais matam mulheres no nosso país. Mesmo sendo um câncer que tem cura e tem prevenção!!Uso de preservativo para evitar o HPV, que é o causador e exame de Papanicolau todo ano (inclusive na gravidez!!), podem salvar vidas!! Mas mais do que só fazer o preventivo, nosso sistema de saúde tem que dar assistência às pacientes cujos exames vêm alterados, senão ficam como essa moça, que fez o exame, mas não teve acolhimento depois.

Quanto a mim, só agradeço por ter conhecido esse grande homem e ter tido a chance de ajudar um pouquinho e por ter em minha vida dois grandes pais que, tenho certeza, fariam o mesmo por mim (Seu Hirotaka, meu paizinho querido) e pelo Pedrinho ( meu maridão).

Abraços e por favor, torçam pro Pedrinho ficar bom logo!!!

6 comentários:

  1. Nossa, que pai hein. Pena que a saúde publica não tem recursos, e que bom que esse pai insistiu e correu atrás.
    Parabéns!!
    Bjos

    #amigacomenta

    http://www.lookbebe.com.br
    @Look_Bebe

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história, hein? Que tristeza ver como as coisas são para os menos favorecidos... E que bom saber que você pode ajudar e que agora está tudo bem.

    Também estou aqui na torcida para o seu pequeno ficar legal logo!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oieee,

    Caramba, é cada uma né?
    Estes dias mesmo estive pensando que, desde que era criança, a saúde pública no nosso país, sempre foi uma porcaria, e lá se vão 20 anos, será que não melhorar nunca???
    Fico indignada!

    Ah, melhoras pro seu Pedrinho!! hehe

    BJos!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que bom que ela não teve problema... Sim, o papanicolau é TUDO, tem ano que faço até mais de uma vez.
    Beijos,
    Marusia
    http://maeperfeita.wordpress.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Espero que Pedrinho esteja melhor... ;)
    Fiquei arrepiada com esse caso... que coisa né? A saúde pública aqui no Brasil é terrível, lastimável. Em poucos lugares ela funciona. Pq?

    Ví um outro post teu, sobre as cesáreas. Eu tive que fazer, apesar de me preparar pro parto normal e ela estar encaixada. Tive descolamento de placenta. Mas confesso que vi meu médico adorando a situação, já que não o vi nenhuma vez me incentivando ao PN. Todos os questionamentos que eu fazia, ele apenas respondia mas nem prologava o assunto. Mais tarde fui saber que ele "adora" uma cesárea...
    Mas enfim, deu tudo certo.

    Beijos!
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Oi Bárbara, cheguei aqui pelo #amigacomenta e já vim fuçar o resto do blog.Eu tenho esclerose múltipla e me trato esclusivamente pelo SUS. Tenho sorte de ter um bom atendimento e ter minhas necessidades supridas, mas sei que nem sempre é assim. A prova disso é que preciso me deslocar da minha cidade até a capital para ter esse atendimento de qualidade. Sei também que quem como eu tem a "sorte" de ter instrução e conhecimento sabe melhor o caminho das pedras e assim consegue ser melhor atendido,mas quem é mais inculto, mais ignorante (no sentido de falta de conhecimento) padece muito mais.

    Abraços

    ResponderExcluir