Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sábado, 28 de janeiro de 2012

Vacina contra herpes

Pessoal, semana passada o herpes vírus estava a minha volta. Explico: Primeiro, estava estudando e acabei encontrando esse artigo na revista New England Journal of Medicine que deu origem ao meu último post lá do Portal Minha Vida, sobre uma vacina que está em teste ainda, mas parece promissora.

Segue o link:
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/14599-avancos-da-vacina-contra-herpes-nao-excluem-uso-de-camisinha

 Depois, durante a semana atendi três mulheres com lesões causadas por esse vírus, ou seja, ele está por aí!! E não pensem que só atinge mulheres com múltiplos parceiros ou mais humildes ou seja lá que cara pensam que tem mulheres com qualquer que seja a DST, todas nós estamos sujeitas!! E hoje, com a prática cada vez mais frequente (ou mais comentada?) de sexo oral, o vírus herpes tipo 1 que é tipicamente causador de lesões na boca, vem causando feridas nos genitais também.

Cura não há até o momento, apenas controle, então enquanto não temos ainda a vacina o melhor é prevenir usando preservativos em toda relação. Seja ela vaginal, anal ou oral. E se notar qualquer lesão, por menor que seja, na boca ou nos genitais do parceiro ou parceira, evite ter relações e oriente a procurar seu médico(a).

Tudo isso vale para gestantes também, inclusive, mulheres grávidas, por estarem naturalmente com a resistência mais baixa, se entrarem em contato com o vírus, terão mais chances de apresentarem lesões.

É isso aí!

Abraços e bom fim de semana!

12 comentários:

  1. Olá, dr. Bárbara. Parabéns pelo blog. Eu sou jornalista e grávida de quase 8 meses. estou escrevendo uma matéria sobre gravidez e gostaria de saber se você topa ser a consultora.
    Qual seu email?
    Muito obrigada!
    Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sofia, parabéns pela gestação!! Minha secretária Fernanda, escreveu-lhe com meus contatos. Estou à disposição. Obrigada!

      Abraços

      Excluir
  2. Olá Dr. Barbara! Estou em depressão, pois estava me preparando para engravidar e descobrir que minha mãe tem herpes vaginal. Fiquei muito triste, pensando que poderia pegar, pois uso o mesmo banheiro etc e preocupada de ter um filho e expor a criança a doença e ela futuramente ser discriminada, não arrumar namorado etc. Qual a sua opinião? Estou muito triste com isso e desmotivada. Estou pensndo em desitir de ser mãe. Minha mãe tem 70 anos, como foi ter isso agora?
    Obrigada pela atenção!
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ana, desculpe a demora em responder, não se desmotive, não por isso!!

      Não é possível fornecer qualquer tipo de parecer médico sem avaliação da paciente.

      O herpes não é transmitido por compartilhar banheiros. E sua mãe pode ter o virus há muitos e muitos anos, até desde criança quem sabe e as lesões podem ter se manifestado só agora por uma queda da resistência do organismo. Ela já é idosa e pessoas idosas são mais frágeis, né?
      Procure sua ginecologista para uma avaliação e maiores esclarecimentos.

      Excluir
  3. Oi, doutora.

    Recentemente fui à minha ginecologista por estar com sintomas típicos de candidíase, fiz uso dos cremes e aplicadores por duas vezes, mas os sintomas não passaram. Retornei à clínica e a médica disse que achava que era herpes, olhou e disse que era mesmo, mas não havia lesão. Eu nao tive bolhas, nem todos os sintomas dessa doença. Tomei os remédios prescritos e passei pomada, mesmo assim melhora por poucos dias, mas não 100% e depois o incomodo permanece, não é dor, é uma pequena ardencia, que é acompanhada de pouco corrimento.
    Será possível que a medica tenha dado um diagnostico errado, mesmo ela sendo bastante experiente, o que voce acha?

    Todos os meus parceiros foram namorados e poucos. Como eu poderia saber de quem eu peguei isso?

    Além disso, gostaria de saber como é possível engravidar sem transmitir a doença ao parceiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível fornecer qualquer tipo de parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.
      A doença herpes é transmitida quando há lesão nos genitais. Não se deve ter relações sexuais quando se está com lesões. Sugiro que procure sua ginecologista novamente, para ser reavaliada, já que ainda está com sintomas e esclareça suas dúvidas.
      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  4. Oi doutora!
    Queria saber sua opinião sobre o medicamento penvir porque meu doutor me falou que era o melhor para o tratamento de herpes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, obrigada pela visita. Desculpe a demora em responder.
      Essa múltipla jornada nem sempre me permite responder a todos em tempo.
      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente.
      Mas essa medicação é um antiviral que pode ser uma opção para o tratamento de infecção por herpes. Se seu médico, a avaliou, examinou, fez o diagnóstico e lhe prescreveu, acredito que o melhor é seguir suas orientações. Caso reste dúvidas, procure uma segunda opinião. Fico à disposição. Abraços.

      Excluir
    2. ola drª.Numa uniao estavel,marido e mulher sem sinais de traiçao de ambos os lados,surge de repente um tipo de alergia na vagina.Procura-se o ginecologista e diagnostica-a como suspeita de herpes.Ela pergunta:Estou sendo traida?Herpes vaginal só é transmitida por ato sexual?Ela nao teve coragem de perguntar ao seu médico.A senhora pode responder a 2ª pergunta.Obrigada.

      Excluir
    3. Obrigada pela visita ao blog.

      Não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação completa da paciente em consulta médica.

      O herpes é uma doença sexualmente transmissível, mas pode ficar sem se manifestar no organismo por anos, pode até nunca se manifestar. As lesões de herpes costumam aparecer quando há, por algum motivo, queda da resistência do organismo.
      Para maiores esclarecimentos agende uma consulta com sua médica e não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas, essas dúvidas são comuns e sua ginecologista é a melhor pessoa para esclarecer.
      Espero ter colaborado.
      Grande abraço

      Excluir
  5. Olá Dra.Bárbara!! Sempre faço pesquisas p/ saber se já existe alguma vacina contra herpes,por isso encontrei essa página...sou portadora do vírus do herpes tipo 2,mas peguei qdo eu tinha 16 anos, de um namorado e ele fez sexo oral em mim. foi a pior coisa q aconteceu na minha vida,porém após a primeira infecção demorei mais 10 anos para ter outra reação do vírus no meu corpo. Após muito sofrer, pois todos os meses tinha a aparição de uma ou mais feridas, descobri q tomando l-tirosina(um suplemento q foi receitado pela nutricionista), simplesmente parei de ter feridas, sei q o vírus ainda está aqui,pq fiquei dois meses sem tomar o suplemento e logo na primeira menstruação ele se manifestou...mas só o fato de não mais aparecer feridas, aff...é bom demais. Fica a dica..forte abç!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. O herpes é um microorganismo oportunista, como todos os vírus, ou seja, se aproveita da baixa resistência do organismo para se manifestar. Então, qualquer medida que possa melhorar nossa imunidade pode ser benéfica para evitar crises.
      Fico feliz que esteja bem! Grande abraço.

      Excluir