Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cirurgia robótica - Opção cirúrgica promissora para endometriose

Pessoal,

A folga de uma semana foi ótima!! Foi bom rever amigos, passear, curtir a família. Mas acabou e desde então muito trabalho. E quer saber? Eu adoro!!!

Na foto a família na Praia da Pipa. Que mar é esse?!

Alguns dias precisei trabalhar até tarde da noite.

Não gosto de ficar sem ver o Pedrinho à noite, fico me sentindo super culpada. Mas explico muito bem para ele e ele parece orgulhoso do meu trabalho, do jeitinho dele, isso me tranquiliza.

A endometriose é uma das doenças que mais cuido no consultório hoje em dia, acredito que por ter formado uma equipe muito especializada cirurgicamente e por realmente gostar de cuidar dessas pacientes no dia a dia, vê-las melhorarem com o tratamento adequado, acabo recebendo novas pacientes quase que diariamente.

Também gosto muito de falar sobre esse assunto sempre que tenho oportunidade, porque infelizmente muitas pacientes que chegam a mim ou a colegas também especialistas, já fizeram uma peregrinação, por vezes foram subtratadas, o que acaba permitindo o avanço da doença. Então, quanto mais informação as pessoas tiverem a respeito melhor, né?

É uma doença em que o tecido, semelhante ao tecido que normalmente cresce no interior do útero - chamado endométrio, também cresce fora do útero. Os locais mais comuns onde a endometriose ocorre são os ovários, as trompas de Falópio, o intestino e as áreas ao redor do útero. Também pode acometer bexiga e até mais raramente pulmões por exemplo, entre outros locais.

Algumas mulheres com endometriose têm poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras têm dor  de intensidade variável e/ou dificuldade para engravidar.



Alguns dos sintomas:


  • Dor pélvica durante o período menstrual ou fora do período. Em algumas mulheres, a dor é progressiva ao longo do tempo, ou seja, inicialmente a mulher apresentava apenas cólicas durante a menstruação e com o passar dos meses ou anos tem dor também fora da menstruação e assim por diante.
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dor e até sangramento para evacuar e para fazer xixi, geralmente relacionada ao período menstrual em mulheres que tem comprometimento do intestino ou da bexiga respectivamente. 

A endometriose pode tornar mais difícil engravidar. Isso parece ter relação com o tecido cicatricial que a doença desenvolve, o que pode danificar os ovários ou trompas de Falópio e toda a posição original dos órgãos da pelve. Mesmo as mulheres com endometriose que não têm esse tecido cicatricial da doença podem ter dificuldade para engravidar e as causas disso ainda são incertas. 

A causa da endometriose não é conhecida. Uma teoria comum é a da menstruação retrógrada, em que algum sangue menstrual reflui para trás através das trompas de Falópio e para dentro da pelve durante um período menstrual. Este tecido, em seguida, cresce onde ele cair na pelve.  Existem várias outras teorias. Muito ainda a ser estudado e descoberto.


Em mulheres que engravidam, endometriose não prejudica a gravidez. Os sintomas da endometriose frequentemente melhoram após a gestação. Porque os 9 meses de gestação somados ao período de aleitamento provoca um bloqueio natural das menstruações, o que funciona como um tratamento para endometriose. 

Não há cura para a endometriose, mas existem várias opções de tratamento e controle. O tratamento precisa ser individualizado de acordo com a queixa e desejo gestacional.

O tratamento e controle vão envolver bloqueio da menstruação em todo o tempo que a mulher não estiver tentando engravidar.

Pode ser necessário alguma cirurgia, essa definição precisa ser individualizada, levando em consideração sintomas, idade, desejo reprodutivo, reserva ovariana de óvulos, entre outros fatores e  a cirurgia robótica tem nos ajudado muito, pois facilita o acesso, a preservação dos órgãos sadios, melhor recuperação, menos sangramento, menos tempo de internação, entre outros benefícios.


A cirurgia robótica é uma cirurgia videolaparoscópica em que os instrumentais são segurados por um robô, mas sempre controlados pelo médico.
Na foto eu ( com carinha de cansada), Marcos e Fernando ginecologistas da minha equipe e o robôzinho ali atrás


Frequentemente precisamos de uma equipe multiprofissional para acompanhamento dessas mulheres: como urologistas, coloproctologistas e também, por vezes chamaremos fisioterapeutas especializados em assoalho pélvico e médicos especialistas em dor para nos ajudar no controle da dor crônica. Não menos importantes os especialistas em reprodução humana quando essas pacientes tem desejo reprodutivo. Além de psicólogas, já que dor crônica e infertilidade precisam ser tratadas com muito respeito, carinho e atenção.

Aproveito para agradecer a equipe do Dr. Daher- urologista e da Dra. Paula Volpe e Dr Domene- coloproctologistas, que sempre ajudam, brilhantemente, a minha equipe nos casos de endometriose  operadas por robótica. Obrigada sempre!! Vocês são top!!!

O objetivo da cirurgia para endometriose é remover implantes de endometriose e tecido cicatricial. A maioria das mulheres que realizam a cirurgia melhoram da dor durante vários meses após a cirurgia. Mas há grande chance da dor voltar caso não se mantenha o bloqueio da menstruação após a cirurgia. Após uma cirurgia, depois do tempo de recuperação definido pela equipe médica, a mulher que deseja engravidar poderá até tentar uma gestação natural. Isso deverá ser discutido com sua ginecologista, levando em conta novamente idade, reserva ovariana, grau de comprometimento da pelve pela doença. 

Se você tem sintomas suspeitos ou dúvidas, procure sua ginecologista! Mantenha sempre acompanhamento de rotina! 

Abraços

Bárbara Murayama






2 comentários:

  1. Olá, a senhora poderia me tirar uma dúvida a respeito do exame de histeroscopia diagnóstica, preciso realizar esse exame por causa de endométrio espessado e heterogêneo, porém sou virgem, no caso irei realizar o exame só com o histeroscopio sem o espéculo, queria saber então se deixarei de ser virgem, já que o aparelho hisreroscopio irá passar pelo hímen. Acredito que o rompendo, me tire essa duvida por favor, após esse exame deixarei de ser virgem? Desde já obrigada! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Leitora, bom dia. Obrigada pela visita!
      não é possível fornecer nenhum parecer médico sem avaliação em consulta.

      A histeroscopia realizada com a técnica de vaginoscopia, esta que não utiliza o espéculo, realmente pode ser usada em pacientes virgens e não rompe o hímen. Portanto, após o procedimento a paciente se mantém virgem.

      Fico à disposição caso queira realizar o exame comigo. Realizo este exame no Hospital 9 de Julho. Entre em contato com o Hospital para mais informações.

      Abraços
      Bárbara Murayama

      Excluir