Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Cistos de ovário - posso engravidar depois do tratamento cirúrgico?

Pessoal,


Para quem me acompanha aqui há pouco tempo, comecei a escrever este blog durante a gestação do Pedrinho, quando precisei ficar de repouso por conta de alguns problemas durante a gestação ( quem quiser saber sobre isso, corre lá nos primeiros posts...) e agora 6 anos depois ele está terminando a Educação Infantil e começando a ler, escrever de tudo...muito orgulho e amor envolvido!!


E por falar em filhos, resolvi escrever hoje sobre um tipo de cisto de ovário específico, porque depois que tive o Pedro fiquei ainda mais cuidadosa e atenta às minhas pacientes que têm doenças ovarianas e ainda querem ter filhos.


Cistos de ovário de todos os tipos são o dia a dia de uma ginecologista. Hoje vou escrever um pouco sobre teratoma de ovário, também conhecido como cisto dermóide.

É um dos tipos mais comuns de tumor/cisto de ovário. A maioria é benigna.

 O teratoma cístico maduro é responsável por mais de 95% de todos os teratomas ovarianos e é quase sempre benigno. O cisto dermóide é o tumor ovariano mais comum em mulheres na segunda e terceira décadas de vida.

Esses cistos podem conter tecidos como por exemplo, pele, dentes, cabelos, ossos, glândulas sebáceas e material sebáceo, músculo, tecido do sistema urinário e até tecido de pulmão e gastrointestinal, etc.

Podem acontecer nos dois ovários ao mesmo tempo em torno de 15 % das vezes.


A maioria das mulheres com cistos dermóides não sentem nada e descobrem por acaso em exames de rotina, por isso é muito importante manter sua rotina ginecológica em dia. 
Algumas mulheres podem se queixar de dor pélvica. os sintomas dependem do tamanho do cisto. Torção do ovário não é incomum e é uma urgência, pois geralmente causa muita dor. A ruptura de cistos dermóides é incomum.


O diagnóstico é pelo exame físico completo e ultrassonografia pélvica. Como tem características bem marcantes, deixa pouca dúvida ao ultrassom. Mas o tipo de teratoma apenas será definido pela biópsia feita após a cirurgia.

O tratamento é cirúrgico. A cirurgia para retirada do cisto/tumor é o tratamento de escolha, pois permite o diagnóstico definitivo, além de nos permitir tentar preservar o máximo de tecido ovariano possível e evitar possíveis problemas como torção, ruptura ou desenvolvimento de componentes malignos.


Os cistos dermóides podem ser removidos via laparoscopia (cirurgia por vídeo), cirurgia robótica ou mesmo cirurgia convencional se as outras vias não estiverem disponíveis. As vias laparoscópica ou laparoscópica robótica  são preferidas sempre que possível por serem minimamente invasivas, com menor perda de sangue, recuperação mais rápida.

Membros do time de cirurgia robótica de nossa equipe: Marcos, Fernando, eu e o robô atrás. Após uma de nossas cirurgias

Transformação para câncer - Transformação maligna ocorre em 0,2 a 2 % dos teratomas.
As chances disso acontecer são maiores em mulheres acima de 45 anos ,  tumores maiores que 10 cm, com crescimento rápido.

Uma dúvida frequente quando falamos em problemas nos ovários é sobre a fertilidade. A maioria das mulheres que tiveram teratoma são capazes de engravidar naturalmente. Mesmo se um ovário tiver sido removido, as mulheres com apenas um ovário geralmente podem engravidar.

O ideal é sempre conversar com sua ginecologista antes do procedimento e esclarecer as dúvidas sobre os riscos, possíveis complicações do procedimento e chances de engravidar depois.

Toda cirurgia em que vamos mexer nos ovários em mulheres que ainda querem filhos, precisamos conversar sobre preservação de fertilidade e reserva ovariana. A mulher precisa saber dos riscos de perder parte da sua reserva de óvulos durante um procedimento de retirada de um cisto de ovário e o que pode ser feito antes e depois.

Grande abraço!
Bárbara Murayama






Nenhum comentário:

Postar um comentário