Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Miomas do útero - quando é preciso operar?

Pessoal,

Outro problema que vejo diariamente no consultório são mulheres com miomas.  O útero, órgão feminino que abriga o bebê durante a gestação e produz a menstruação, é feito de músculo, e os miomas são tumores benignos que crescem a partir deste músculo, chamado miométrio.

Vamos falar um pouco sobre miomas, então?

Existem basicamente 3 tipos de miomas, de acordo com o local onde crescem no útero:
1. Miomas submucosos - crescem para dentro da cavidade uterina
2. Miomas intramurais: acontecem nas paredes do útero
3. Miomas subserosos: localizados na camada mais externa do útero, a serosa.

Os miomas são muito comuns. Aproximadamente 80 % das mulheres terão miomas em sua vida, embora nem todas essas mulheres tenham sintomas. Os miomas devem ser tratados quando causam sintomas. 

Os sintomas dependem do tipo de mioma, ou seja, da sua localização. E também do seu tamanho.

Os miomas são mais comuns, mais graves e ocorrem em idade mais precoce em mulheres afrodescendentes, mas não se sabe o porque disso.

Aqui estava sendo pintada por uma linda e simpática  mulher africana em um restaurante na Cidade do Cabo - África do Sul 


A causa exata dos miomas é desconhecida. Parecem responder aos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Algumas mulheres têm genes específicos que podem trazer uma predisposição.

Podem variar em tamanho de microscópico até maiores que 10 cm de diâmetro. A maioria são pequenos e não causam nenhum sintomas. No entanto, algumas mulheres têm períodos menstruais com fluxo de sangue maior ​​ou mais longos, algumas sentem dores, sensação de pressão pélvica e até inchaço. Esses sintomas podem ser leves, mas para algumas podem ser muito graves a ponto de causar anemia e prejuízos a sua qualidade de vida como um todo.
Miomas grandes podem também comprimir órgãos vizinhos e causar alteração no funcionamento normal desses órgãos como intestino e bexiga.



Problemas com fertilidade e gravidez - A maioria das mulheres com miomas são capazes de engravidar sem problema. No entanto,  os miomas submucosos distorcem o interior do útero e por isso podem causar problemas para engravidar ou até abortamento. Para esse tipo de mioma, o melhor é a retirada através de cirurgia histeroscópica.  Essa remoção pode otimizar a fertilidade.

A maioria das mulheres com miomas têm uma gravidez completamente normal, sem complicações. No entanto, as mulheres com tumores grandes (maior que 5 a 6 cm)  podem ter um risco aumentado de complicações específicas da gravidez.

O tratamento depende de muitos fatores, por isso deve ser individualizado.

Pode ser necessário apenas o acompanhamento com consultas e exames regulares periodicamente até uma cirurgia.

Para o mioma submucoso quando a paciente sangra muito ou ainda pretende engravidar, a cirurgia por histeroscopia é excelente. A miomectomia por histeroscopia é um procedimento por via vaginal, sem cortes externos, nem cicatrizes.

miomas grandes intramurais ou subserosos que causam sintomas, em mulheres que ainda querem manter o útero seja por opção seja por desejo de gestar, as opções de miomectomia são:
- cirurgia convencional
- laparoscopia
- laparoscopia robótica assistida

O mais importante antes de uma cirurgia é conversar muito com sua ginecologista para que ela esclareça toda as suas dúvidas sobre os riscos, possíveis complicações, etc.


Espero que tenham gostado do texto e que tenha sido útil! Lembrem-se que nada substitui a consulta médica!!!

Grande abraço

Bárbara Murayama







Nenhum comentário:

Postar um comentário