Gergin Ginecologia

Gergin Ginecologia

sexta-feira, 3 de março de 2017

ENDOMETRIOSE: "Precisamos falar sobre ela"

Pessoal, 


Boa tarde!!!

Por conta do mês da mulher que é também o mês mundial da conscientização sobre endometriose. Dei uma pausa nos posts sobre sangramento uterino anormal e este mês vamos falar só de endometriose por aqui e também no instagram e facebook. 

Hoje eu escrevi aqui um texto falando um pouco da definição, causas, sintomas e tratamento, um apanhado geral. Ao longo do mês, todos os dias teremos pequenos posts com outras dicas e informações no insta e face. 

Vamos lá?


A endometriose é uma condição em que o tecido, semelhante ao tecido que normalmente cresce dentro do útero, também cresce fora do útero. O tecido dentro do útero é chamado de "endométrio" e o tecido fora do útero é chamado de "endometriose". Os lugares mais comuns onde ocorre a endometriose são os ovários, as trompas de falópio, o intestino e as áreas na frente, nas costas e nos lados do útero.



Algumas mulheres com endometriose têm poucos ou nenhuns sintomas, enquanto outras têm dor leve ou até incapacitante com ou sem dificuldade em engravidar. Não há cura para a endometriose, mas existem várias opções de tratamento. O melhor tratamento depende da sua situação individual. Ou seja, é preciso uma boa avaliação com a ginecologista para individualizar seu caso, de acordo com sua idade, sintomas, desejo gestacional, entre outros fatores.

CAUSAS
A causa da endometriose não é conhecida. Uma teoria comum é que algum sangue menstrual e endométrio retorna através das trompas de Falópio e para a pelve durante um período menstrual. Este tecido então gruda e se desenvolve de forma errada nesses locais. Isso é chamado de teoria da menstruação retrógrada. Existem várias outras teorias e há muita pesquisa mundo a fora para encontrar uma causa definitiva.





SINTOMAS

 Algumas mulheres com endometriose não apresentam sintomas. O sintoma mais comum é dor na área pélvica, especialmente durante a menstruação.


Dor - A dor pélvica causada pela endometriose pode ocorrer:

● Pouco antes ou durante o período menstrual. Em algumas mulheres, os períodos dolorosos pioram ao longo do tempo.
● Entre os períodos menstruais, com dor que piora durante o período
● Durante ou após o sexo
● Com as evacuações ou  ao urinar, especialmente durante o período, se a endometriose estiver acometendo o intestino e/ou trato urinário.
A dor pélvica pode ser causada por muitas outras condições, incluindo contrações dos músculos do assoalho pélvico, infecções pélvicas e síndrome do intestino irritável. Por isso, é muito importante que procure a ginecologista para avaliação, só com a avaliação médica em consulta será possível investigar e descobrir se sua dor é causada por endometriose ou outro problema.


Endometriose causa infertilidade?

A endometriose pode tornar mais difícil engravidar. Isso pode ocorrer porque endometriose pode provocar aderências dentro da barriga, que são como cicatrizes internas que modificam a forma normal dos órgãos e seu funcionamento adequado.  Podendo danificar os ovários ou trompas de Falópio. Mesmo as mulheres com endometriose que não têm tecido cicatricial podem ter dificuldade em engravidar. E não se sabe ao certo o motivo, existem estudos avaliando possíveis alterações imunológicas, entre outras.

Nas mulheres que engravidam, a endometriose não prejudica a gravidez. Os sintomas da endometriose muitas vezes melhoram após a gravidez.

Endometriomas (cistos de chocolate) - As mulheres com endometriose podem desenvolver cistos ovarianos que contenham endometriose. São chamados de endometrioma. Endometriomas são geralmente preenchidos com sangue antigo que se assemelha a calda de chocolate.

DIAGNÓSTICO:

O diagnóstico começa na suspeita clínica baseada nos sintomas que a mulher conta e exame físico. No entanto, a única maneira de saber com certeza se você tem endometriose é realizar cirurgia para biopsia do tecido anormal. Felizmente hoje, mesmo sem um diagnóstico de certeza absoluta através de cirurgia, com uma boa consulta médica e exames de imagem como ultrassonografia pélvica com preparo intestinal ou ressonância, já podemos considerar o diagnóstico e iniciar tratamento clínico. E se houver necessidade de cirurgia como parte do tratamento, aí sim, operamos!




A endometriose é considerada leve, moderada ou grave, dependendo do que é encontrado no exame de toque, exames de imagem e cirurgia.

 Mulheres com doença leve podem ter sintomas graves, e as mulheres com doença grave podem ter sintomas leves. Falei sobre isso em uma postagem do instagram, passa lá para ver!



TRATAMENTO:

 Existem várias opções de tratamento para mulheres com endometriose:

● Antiinflamatórios não esteróides e outros analgésicos que  buscam controlar a dor mas não controlam a evolução da doença.
● Medicações hormonais anticoncepcionais com bloqueio ou não da menstruação.
● Outras formas de tratamento hormonal, como os análogos de GnRh que provocam uma menopausa temporária.
● Cirurgia, preferivelmente por via robótica ou videolaparoscopia convencional.




Além disso tudo, sempre fará parte da consulta médica dessas mulheres orientar sobre mudança no estilo de vida:

  • Melhora dos hábitos alimentares
  • Prática regular de atividade física
  • Tudo isso para se manter em peso corporal adequado para sua altura. 
  • Atividades que ajudem no gerenciamento do estresse, como hobbies, meditação, etc.

Muitas dessas mulheres sofrem com dores por longos períodos, anos até, então é muito importante que a ginecologista proponha um acompanhamento psicológico em conjunto com o tratamento médico. O tratamento da endometriose deve ser multiprofissional, com a ginecologista como líder desse time. Pode envolver nutricionista, psicólogo, psiquiatra, médicos especializados em tratar dor, cirurgiões coloproctologistas, urologistas, fisioterapeutas especializados em assoalho pélvico, entre outros. 

É preciso acolher da melhor maneira possível essas mulheres. E uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecer sobre o assunto, divulgar entre amigas, colegas, familiares e os homens também. Porque essas mulheres tem sua vida afetada em casa, na escola e no trabalho com parceiros, pais, amigos, chefes, colegas de trabalho. Quanto mais os homens ao nosso redor souberem sobre a doença menos preconceito, mais empatia e mais diagnósticos precoces com resultados de tratamento mais eficientes!

Vem comigo nesta divulgação?

Espero que tenham gostado!!

Grande abraço e um final de semana de muita luz!!! 

Bárbara Murayama




Nenhum comentário:

Postar um comentário